Conheça, a seguir, as principais práticas sustentáveis na agricultura, suas características e a importância de cada uma delas.
Confira 5 meios de tornar a nossa agricultura sustentável e produtiva.
Agricultura sustentável é “o manejo e a conservação da base de recursos naturais e a orientação tecnológica e institucional, de maneira a assegurar a obtenção e a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras.
O conceito de agricultura sustentável surgiu na década de 1980, em resposta às técnicas e métodos empregados na agricultura convencional, que ao longo dos últimos anos permitiu aumentar a produção mundial de alimentos e diminuiu custos de plantio, transporte e comercialização.
O termo permacultura surgiu na década de 1970, criado por David Holmgren e Bill Mollison, onde o principal objetivo era estabelecer uma agricultura permanente (palavras das quais se originou o termo hoje tão conhecido), sem que esse cultivo agredisse a natureza, criando uma produção mais integrada e com práticas de uso ...
Além dos fatores comerciais, a agricultura sustentável apresenta alguns benefícios econômicos diretamente para o produtor:
Vantagens da Agricultura Orgânica Sustentabilidade e baixo impacto ambiental; Manutenção da biodiversidade; Uso de adubos naturais (compostagem, minhocultura, etc.); Rotatividade de culturas (policultura);
Por ter uma visão mais ampla, a permacultura traz consigo diversos benefícios para os seres humanos e para o planeta terra. Permite-nos melhorar a qualidade do ar, reduzir consumo energético e reduzir a exploração dos recursos naturais.
Quais são os seus benefícios?
tempo de amadurecimento do produto estendido; menor custo de mão de obra; facilidade de revenda no mercado em grandes quantidades; menor custo final do produto.