A articulação coxofemoral pode ser classificada como do tipo esferoide ou enartrose, nesta condição, a articulação suporta movimentos de flexão e extensão, adução e abdução, rotação externa e interna, além de vários movimentos em torno do eixo (Tôrres et al. 2003).
A articulação coxo-femoral é uma articulação esférica formada pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo. A superfície articular da cabeça do fêmur forma cerca de dois terços de uma esfera cheia, enquanto que a superfície articular do acetábulo tem a forma de uma ferradura, com área inferior não articular.
Significado de Coxofemoral adjetivo masculino e feminino Concernente à articulacão do fêmur com o osso ilíaco. Etimologia (origem da palavra coxofemoral). Coxa + femoral.
A articulação do ombro ou articulação glenoumeral é uma articulação sinovial que envolve uma articulação entre a fossa glenoide e escápula e a cabeça do úmero, do tipo bola e soquete. Devido a uma interface limitada entre o úmero e a escápula, essa articulação é a que possui maior liberdade de movimento no ser humano.
Biomecânica do ombro O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação (LIPPERT, 2003; HAMILL & KNETZEN, 2008).