Sabe aquelas balas de gelatina em forma de minhoca? Se você colocar algumas dela e cortar em tirar bem fininhas, num copo com água, bicarbonato de sódio e vinagre, vai ver as balas começar a se mexer, como se estivessem vivas. Essa é outra ideia muito boa!
– uma colher de sopa de corante alimentício; – 25 mililitros de vinagre. Para começar, coloque a água em um copo, adicione o bicarbonato de sódio e mexa bem. No outro copo, coloque o vinagre e o detergente, mexendo com cuidado para a espuma não transbordar.
É muito simples fazer um vulcão de espuma! Basta ter um copo, detergente da loiça, vinagre e um pequeno segredo (bicarbonato de sódio), o vulgar fermento. Em segundos, temos o nosso vulcão em erupção!
4- Adiciona-se cerca de 20 mL de água oxigenada concentrada; 5- Com cuidado, adicione 2 g de iodeto de potássio à mistura dentro da proveta. Imediatamente saia de perto e observe a formação de uma espuma que subirá pela proveta e aumentará cada vez mais, caindo do lado de fora.
O fermento e o peróxido de hidrogênio se combinarão para criar uma explosão de espuma. Tome cuidado, pois essa reação é “exotérmica”, o que significa que ela pode liberar calor. Não toque na espuma logo depois da explosão, pois ela estará quente!
Coloque um pouco de detergente para dar o efeito de erupção. 2º opção – química: Coloque vinagre, corante vermelho e detergente no buraco do vulcão. Coloque uma colher cheia de bicarbonato de sódio para dar o efeito de erupção.
Um dos metais com maior facilidade de reação é o potássio. Quando exposto ao oxigênio ou vapor dágua, ele é facilmente dissipado. Agora, quando entra em contato com a água, os resultados são bem mais visíveis. A mistura gera hidróxido de potássio e hidrogênio, que entram em ignição e causam a explosão.
Resultados e discussões: Assim, os corantes não se misturam no leite por causa de sua gordura. Mas o detergente é um agente tensoativo, que é capaz de quebrar essa tensão superficial que impede o corante de se dissolver no leite. Essa ação do detergente pode ser entendida no processo de retirada da gordura das louças.
O experimento consiste em pingar algumas gotas de corante em um prato de leite, e depois adicionar detergente. Com isso, todas as cores começam a se misturar sozinhas. Parece mágica! Por causa disso, os pequenos ficam encantados.
O primeiro passo será colocar vinagre nos recipientes. Em seguida você adiciona o corante de alimentos, que nem a Carol e o primo Pedro estão fazendo. Depois vem o detergente. Até que está na hora de dar o toque final e colocar uma colher de bicarbonato de sódio.
Então, prepare-se! Despeje a mistura de vinagre na garrafa. Imediatamente a “lava” científica começará a sair do vulcão em erupção. Este fenômeno acontece porque a reação química entre o vinagre e o bicarbonato gera o ácido carbônico e gás carbônico, que provoca as bolhas da “lava”.
Brincar de cientista consiste em sair em busca de toda e qualquer criatura viva que habite o quintal, revirando pedras, cavando buracos, desmanchando vasos, para então colocá-las em uma “casa”, alimentá-las e dar-lhes de beber. Cuidar delas, cutucá-las. Tirar da casa, por de volta. Cobrir com terra, misturar com água.
Criam imagens e descobrem a mistura de cores, cheiros e sabores. Elas têm contato com a natureza, semeiam, regam, veem florescer. A educação baseada nos preceitos de Maria Montessori fornece à criança uma experiência de vida real que fomenta a compreensão e exploração do mundo.