O objetivo do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante é sensibilizar o condutor sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes, de proteger a sua vida e a de outros condutores e passageiros. ...
- Não ultrapasse correndo; - Durante a travessia, nunca volte para buscar objetos caídos no chão; - Atravesse a rua sempre pela faixa de travessia; - Ao atravessar na faixa, caminhe pelo lado direito.
Dicas aos Pedestres
Garantir a segurança dos pedestres durante a travessia das vias. Essa é a função da faixa de pedestres, sinalização que existe na maioria das ruas das cidades do nosso país. Parar antes da faixa de pedestres, dando preferência de passagem a pessoa sobre a faixa, é uma obrigação do motorista.
Também chamada de faixa de segurança, é o termo que designa a sinalização horizontal constituída por uma série de faixas que sinalizam a área reservada para a travessia dos pedestres em ruas, avenidas e vias em geral.
Faixa de segurança, faixa de pedestres ou marcas transversais, passadeira de peões são expressões que designam uma sinalização urbana constituída por uma série de faixas que delimitam a área determinada para a travessia pedestre de ruas, avenidas e vias em geral.
Faixas de pedestres – (Largura = 0,40 m) x comprimento x número de faixas, espaçadas de 0,60 m uma da outra, cor branco. Balizamentos – (Largura = 0,10 m) x comprimento, cor branco, padrão 4,00 m pintados e 4,00m sem pintura. Estacionamentos – (Largura = 0,10 m) x comprimento, cor branco.
Estacionar a menos de cinco metros de uma esquina é proibido, mas em São Carlos (SP) muitos motoristas insistem em burlar a lei. O Código Brasileiro de Trânsito estabelece multa de R$ 85,12 e perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para quem comete a infração.
O correto é atravessar sempre na faixa de pedestres e, havendo semáforo, apenas quando o sinal estiver vermelho para os veículos. ... Onde e como atravessar sem sinalização Há situações em que não encontramos a via devidamente sinalizada: ela está sem placas, sem as marcações necessárias, semáforos ou faixas de travessia.
Onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo.
Em vias principais (exemplos: Rua Augusta e Alameda Santos) : 3,0 metros de cada lado da via, no mínimo; Em vias locais (exemplos: ruas residenciais): 2,5 metros de cada lado da via, no mínimo.
Em muitos casos o pedestre pode estar errado sim, sendo o culpado pelo acidente e sempre é ele quem leva a pior. O Código Brasileiro de Trânsito, de 1997, prevê multas ao pedestre que desrespeitar as leis de trânsito, como atravessar fora da faixa destinada a ele ou quando o sinal de pedestres estiver vermelho.
Resposta. A diferença é: que o texto é escrito, e a placa tem apenas uma imagem.
Para veículos, quando o semáforo muda para os sinais verde ou vermelho, o segundo conjunto de sinais indica contagem regressiva até que nova mudança de sinal ocorra. Para pedestres, quando o sinal está verde – além do temporizador – o indicador de travessia “movimenta-se” simulando uma travessia.
Sinal vermelho para parar, amarelo para ter precaução e verde para ir. ... O vermelho é usado como um sinal de perigo há muito tempo, com registros do uso da cor por legiões romanas há mais de 2 mil anos.