Veja como calcular a data provável do parto (DPP)....Quando a gestante sabe a data da sua última menstruação:
Como calcular a data provável do nascimento do bebê Para calcular a data provável do parto, que deverá ser por volta das 40 semanas depois da DUM, é necessário acrescentar 7 dias à DUM, depois contar 3 meses pra trás e depois colocar o ano seguinte.
A duração média da gravidez é de 280 dias, contados a partir do primeiro dia da data da última menstruação (DUM), e não a partir da concepção. Com essa data, fazemos o cálculo da data provável do parto (DPP), que é o dia em que a gravidez completa 40 semanas.
Uma forma mais simples para calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8.
A regra de Naegele é uma forma padronizada de calcular a data provável de parto (DPP) de uma gestante. Ela funciona subtraindo-se três meses e adicionando sete dias à data da última menstruação (DUM).
Recomendam-se pelo menos quatro ultrassons na gravidez, incluindo o primeiro transvaginal, dois morfológicos e um terceiro ultrassom no terceiro trimestre, que identifica alterações específicas dessa época em relação ao crescimento do bebê, à placenta e à quantidade de líquido amniótico.