Cubo da soma: cubo do primeiro termo, mais três vezes o primeiro termo elevado ao quadrado vezes o segundo termo, mais três vezes o primeiro termo vezes o segundo termo elevado ao quadrado, mais o segundo termo elevado ao cubo.
1º) Colocar todos os termos da inequação em um mesmo lado. 2º) Substituir o sinal da desigualdade pelo da igualdade. 3º) Resolver a equação, ou seja encontrar sua raiz. 4º) Fazer o estudo do sinal da equação, identificando os valores de x que representam a solução da inequação.
Regra prática para a fatoração 1º) Dividimos o número pelo seu menor divisor primo; 2º) a seguir, dividimos o quociente obtido pelo menor divisor primo desse quociente e assim sucessivamente até obter o quociente 1. A figura mostra a fatoração do número 630. Então 630 = 2 x 3 x 3 x 5 x 7.
Dessa forma, a divisão poderá ser feita por decomposição: 25 : 5 = (20 : 5) + (5 : 5) = 4 + 1 =5. Exemplo 2. Numa excursão da escola irão 165 alunos distribuídos igualmente em 5 ônibus.
Para um número ser decomposto por divisões sucessivas, ele precisa respeitar duas características, que são: O número que será decomposto deve ser inteiro, não primo e maior que um; A decomposição em fatores primos é única para cada número.