crossorigin="anonymous">
No último nível trófico, temos os decompositores (fungos e bactérias). Eles são organismos que se alimentam de matéria morta e excrementos, convertendo-as em substâncias minerais, para que seja reutilizada pelos seres autotróficos, fechando assim o ciclo.
Definição. Expressão proposta por Elton (1972), é a posição do organismo dentro de uma cadeia alimentar: produtor, herbívoro, carnívoro.
exemplo de cadeia alimentar com 5 níveis tróficos + decompositores: Gramínea (primário), gafanhoto (secundário), sapo (terciário), cobra (quaternário), águia, falcão e grandes pássaros (quinário), animais e organismos carniceiros (decompositores).
C) Quais são os níveis tróficos que estão presentes na ilustração dessa lagoa? Resposta: Produtores e consumidores. Comentário: Na organização de um ecossistema, o nível trófico é a forma de categorizar com relação a alimentação, a posição de uma população dentro da comunidade.
Os fatores bióticos e abióticos representam as relações existentes que permitem o equilíbrio do ecossistema. ... Fatores abióticos: água, luz (energia luminosa), calor (energia térmica) e nutrientes (substâncias químicas).
Os fatores abióticos podem ser físicos (como radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geológicos (como o solo).
Os seres vivos de um ecossistema se relacionam dando origem a diferentes cadeias alimentares, que interligadas formam uma complexa teia alimentar.