Extraindo o DNA:
O sal misturado à água foi utilizado para neutralizar o DNA, que precipitará com o álcool gelado. O álcool gelado em solução salina proporciona uma solução heterogênea e faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando a massa filamentosa e esbranquiçada.
Qual o papel do detergente presente na solução de lise no processo de extração do DNA? A função do detergente é desestruturar as moléculas de lipídios das membranas biológicas. Desta maneira, as membranas sofrem ruptura e todo o conteúdo celular – inclusive o DNA – fica disperso na solução.
A adição do sal (NaCl) proporciona ao DNA um ambiente favorável para a extração de DNA. O sal contribui com íons positivos que neutralizam a carga negativa do DNA. Numerosas moléculas de DNA podem coexistir nessa solução. ... O DNA é menos denso que a água e a mistura aquosa dos restos celulares.
A informação genética nas células está contida nos ácidos nucleicos, DNA ou RNA. ... Assim, diferentes métodos têm vários efeitos sobre a extração de DNA, mas possuem a mesma finalidade: separar o DNA presente do núcleo das células de outros componentes celulares, purificando o material para realizar uma análise adequada.
Coloque a cebola picada no copo com a solução detergente/sal e leve ao banho-maria por 15 minutos. -Retire o copo do banho-maria e resfrie-o rapidamente, colocando-o na bacia com gelo durante 5 minutos. -Coe a mistura no coador de papel, recolhendo o filtrado em um copo limpo.
A extração do DNA foi realizada seguindo o protocolo Doyle e Doyle (1990), com modificações, como descrito abaixo: Aproximadamente 300 mg de tecido foliar foram macerados em nitrogênio líquido e transferidos para tubo eppendorf de 2 mL. A amostra liofilizada foi macerada diretamente sem uso de nitrogênio líquido.
Você vai precisar de:
Mergulhe o bastão ou palito dentro do tubo até o local onde se encontra a solução mais turva (o filtrado com moléculas de DNA); 7. Retire um pouco dos filamentos e coloque-os em uma lâmina, pingue uma gota da solução extratora, cubra com uma lamínula e em seguida observe ao microscópio.
A tradução ocorre no citoplasma e consiste na leitura do RNAm. As proteínas são substâncias formadas pela união de aminoácidos e possuem função estrutural, além de formarem enzimas que controlam as mais diversas atividades no organismo.