EQST

O Que NBR 12962?

O que é NBR 12962?

Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para ins- peção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.

Qual a validade da carga do extintor de CO2?

Os extintores de CO2 devem passar por inspeção técnica a cada 06 meses, a qual avaliará as condições externas do mesmo e sua carga, por meio de pesagem. Se houver perda superior a 10% da carga nominal declarada, a recarga deve ser efetuada.

Quais as normas que regulamentam a recarga de extintores?

Os requisitos técnicos são definidos pela norma ABNT NBR 12962 -Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.
  • Portanto, é a norma ABNT NBR 12962 que define os prazos para inspeção e manutenção de extintores. ...
  • Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser inspecionados a cada 12 meses.
Mais itens...•17 de mai. de 2011

Quais são os tipos de inspeções dos extintores de incêndio?

Manutenção de primeiro nível
  • limpeza dos componentes aparentes;
  • reaperto de componentes roscados que não estejam submetidos à pressão;
  • colocação do quadro de instruções, quando necessário, conforme Anexo C;
  • a substituição ou colocação de componentes que não sejam submetidos à pressão, conforme Anexo B.
4 de jan. de 2017

O que é Inspeção Nível 1 2 3 em extintores?

– de 1º nível: geralmente é feita a inspeção técnica e no local onde o extintor está instalado. ... – de 3º Nível: faz o mesmo serviço que no de 2º nível, realizando a revisão total do extintor de incêndio, incluindo o ensaio hidrostático, que verifica vazamentos e a resistência do extintor.

Qual a frequência de inspeção e de recarga de um extintor?

seis meses A inspeção requer uma frequência de seis meses quanto à extintores de incêndio com gás carbônico e cilindros de gás expelente. Já para os demais extintores, essa frequência passa para 12 meses.

Qual a duração de um extintor?

Não existe nenhum prazo de validade (tempo de vida útil) predeterminado para extintores de incêndios recarregáveis fabricados segundo as normas brasileiras.

O que é manutenção nível 2 extintores?

Manutenção de Extintor Nível 2 É feita a desmontagem completa de todos os componentes do extintor para limpeza. Em seguida, é realizada a inspeção visual das peças e da parte interna do extintor. ... Por fim o extintor é remontado e são colocados anel, trave, lacre, selo do INMETRO e termo de garantia.

Como é feita a recarga de extintor?

A recarga de extintores somente pode ser feita por profissionais qualificados em empresas certificadas, sem qualquer alteração nas condições originais do material. A cada recarga, um anel de identificação é colocado no extintor, obedecendo a cor definida para o ano em vigor.

Quais as periodicidades das inspeções nos extintores?

Além de mandatório nas edificações, o extintor tem uma rotina de recarga anual obrigatória, sendo que o de CO2 necessita de revisão semestral. A cada cinco anos, deve-se incluir também a inspeção das mangueiras, com a realização de testes hidrostáticos.

Qual é o objetivo do sistema de detecção e alarme de incêndio?

O sistema de detecção e alarme de incêndio é extremamente importante para garantir a segurança e prevenção contra incêndios em diversos locais, principalmente em lugares com grande circulação de pessoas, pois, em muitos casos, o fogo pode se espalhar rapidamente exigindo evacuação imediata.

Quais os níveis de inspeção dos extintores?

O de nível 1, por exemplo, é de 6 meses, ao passo que os extintores de Gás Carbônico requerem inspeção anual. No caso dos de nível 3, a inspeção é feita somente a cada 5 anos a menos que o cilindro sofra algum dano grave, como corrosão, essa manutenção precisa ser antecipada.

Qual a diferença entre manutenção de primeiro e de segundo nível?

– de 1º nível: geralmente é feita a inspeção técnica e no local onde o extintor está instalado. Realiza limpeza, reaperto e/ou substituição de componentes não submetidos à pressão; – de 2º nível: é necessário levar o extintor até a empresa que fará a manutenção.

Quais são as manutenções que devem ser realizadas nos extintores de incêndio?

Além disso o Nível 2 deve ser feito, independentemente da situação do extintor a cada 12 meses. A manutenção de Nível 3 deve ser realizada a cada 5 anos. Se o cilindro apresentar algum dano grave, como corrosão ou ilegibilidade das informações, a manutenção deve ser adiantada.