Como tirar pelos encravados Com uma agulha e uma pinça esterilizadas com água fervente, você pode tentar puxar o pelo para fora, acabando com o problema. Antes de começar, passe um algodão na região afetada com álcool para evitar contaminações. Delicadamente, puxe o fio com a agulha ou com a pinça.
Alguns autores associam ainda a formação do cisto pilonidal com a formação dos pêlos encravados, onde os fios não conseguem atravessar as camadas superficiais da pele e se curvam e penetram novamente no folículo piloso onde continuam crescendo e causando uma inflamação local.
“Compressas quentes são úteis e calmantes”, diz Dweck. Alguns de seus pacientes gostam de fazer compressa usando água morna e sal. Remédios para dor que não precisam de receita também podem ser bastante úteis. Tente Advil para dor e creme de hidrocortisona para inchaço e vermelhidão.
Não é recomendável “estourar” a área da mesma forma que uma espinha, pois o estrago pode ser bem maior para sua barba, mas principalmente para a pele. Não é muito difícil identificar um pelo encravado, embora leve alguns dias para que a protuberância na pele apareça.
Produtos com ativos como ureia, ácido salicílico, peróxido de benzoíla, ácido retinoico e ácido glicólico aceleram ainda mais o combate aos pelos encravados. Depois de fazer a assepsia e a esfoliação da pele antes da depilação, passe uma camada de loção adstringente e, quando secar, outra de talco.
#2 Então, o que usar para esfoliar a virilha? Para as peles secas ou normais dê preferência para esfoliantes leves e hidratantes. Aqueles a base de cremes e loções e que possuem grânulos mais delicados de sementes naturais são os melhores para esfoliar a virilha corretamente.
Quando surgem com mais frequência e em grande quantidade, os pelos encravados são indicadores de uma doença de pele que além de ser um inconveniente estético, pode representar riscos para a saúde, a foliculite. A foliculite caracteriza-se pela inflamação de um ou mais folículos pilosos (os pelos).
A foliculite é um processo inflamatório do folículo piloso (estrutura da pele responsável por produzir o pelo), que pode ter diferentes causas. Já o pelo encravado pode estar associado a ela ou apresentar causas próprias. Embora sejam inflamações comuns, ambas ainda rendem muitas dúvidas.
Não há um prazo definido para quanto tempo os pelos encravados somem. Seu tipo de pele e a irritação da sua pele são fatores fundamentais na longevidade dos pelos encravados. Da mesma forma, quanto mais você coçar ou perturbar a área, mais tempo levará para sarar.
O dermatologista é o médico mais indicado para o correto diagnóstico e tratamento da foliculite.