A democracia era o governo exercido pelo povo, ao contrário dos impérios que eram liderados por dirigentes que eram considerados deuses, como foi o caso do Egito dos Faraós. A democracia desenvolveu-se principalmente em Atenas, onde os homens livres tinham oportunidade de discutir questões políticas em praça pública.
A política era uma atividade permitida na Antiguidade somente para os cidadãos que geriam os negócios da polis (cidade) como o dinheiro público, as leis, a defesa dos cidadãos diante das guerras, os serviços públicos, a gestão da economia da cidade, impostos, entre outras atividades.
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
A organização política mais relevante na Grécia antiga, foi a sua divisão em cidades-estado, sendo que estas eram politicamente Os reis e a aristocracia . A aristocracia era a elite do povo grego , e só podiam fazer parte dela , os homens (sexo masculino) de pais e mães gregos (as).
Resposta. Resposta: Se caracterizava com a participação de todos os cidadãos nos assuntos do Estado, o governo não era exercido de forma despótica, muitas decisões políticas eram tomadas em conselhos ou assembleias, nas quais os cidadãos debatiam suas ideias e escolhiam as que considerassem melhores por meio de votação ...
Cidades-Estado possuíam um alto nível de independência, o que levava as seguintes características, tais como: - liberdade e autonomia política e econômica; - sem separação de áreas rurais e urbanas; - governo, leis e costumes próprios.
Resposta. Resposta: Olá, Sobre a Política na Grécia Antiga, podemos afirmar que a mesma era vista como a conquista, divisão e a manutenção do poder, sendo que o regime político, por sua vez, ficava a cargo de cada cidade-estado grega, sendo que tais cidades possuíam independência política entre si.
Desde 1 de junho de 1975, com a adoção da nova constituição, a Grécia é uma democracia republicana parlamentarista. A monarquia foi rejeitada em 8 de dezembro de 1974. O poder executivo é regido pelo chefe de Estado, que é eleito pelo parlamento.
São características da cidade/estados, ou pólis grega, exceto: a) ideias democraticas.
A pólis era composta por uma região urbana, onde ficavam a ágora (praça central que servia para reuniões públicas), o templo e o mercado onde eram realizadas as trocas. A área rural era formada pelos campos vizinhos à cidade, cultivados tanto por camponeses livres quanto por escravos.
Os eupátridas consistiam em um grupo social da Grécia Antiga detentores de altas posições, constituindo a nobreza da região da Ática (correspondente a Atenas e regiões circunvizinhas). Em grego, o termo significa algo como "aqueles bem nascidos", ou "os de pais nobres".
Significado de Pólis Cidade ou comunidade independente em que o governo é exercido por seus membros ou cidadãos livres; cidade-estado. Etimologia (origem da palavra pólis).
A Pólis era uma entidade política autônoma da Grécia Antiga, que tinha o seu próprio governo, suas próprias leis, suas próprias forças de defesa e tomava sus próprias decisões. Podemos traduzir o termo como "Cidade-Estado", tendo sido exemplos de Pólis gregas as Cidades-Estado de Atenas e Esparta.
Resposta:O. termo "pólis" vem do grego e quer dizer cidade, de modo que muitos destes lugares foram batizados tendo em vista não necessariamente cidades gregas (que por vezes recebiam nomes com a mesma lógica), mas a cultura grega, que é considerada como a "mãe" da cultura ocidental.
Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.
As polis surgem no século VIII a.C. e atingem seu apogeu nos séculos VI e V a.C. Anteriormente, as pessoas se reuniam em pequenas aldeias (comunidade gentílicas agrícolas denominadas “genos”) com terras de uso coletivo, as quais floresceram durante o período homérico.
As cidades da Grécia antiga, chamadas cidades-estado, eram na maioria independentes umas das outras. Atenas e Esparta se tornaram as duas cidades-estado mais importantes. Atenas expandiu sua influência incorporando todas as aldeias próximas, ao passo que Esparta mandou exércitos para escravizar seus vizinhos.
As cidades-Estados possuíam uma arquitetura semelhante, elas eram formadas por uma praça, chamada ágora, onde aconteciam as assembleias dos cidadãos e as transações comerciais. ... As cidades-Estados mais importantes da Grécia Antiga foram Atenas e Esparta, que serviram de modelo para outras polis gregas.
O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta. Mais tarde as cidades-Estado e suas ligas, também vieram a fazer um papel importante na península Itálica.
A cidade-estado grega era composta por um palácio em sua região central, onde ao redor desenvolvia-se a pólis, a aglomeração urbana. ... As cidades-estado gregas também mantinham quartéis e fortificações, sendo que a construção de muralhas era comum nas mais desenvolvidas.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
O governo era concentrado nas mãos de um rei, conhecido como basileu. Em algumas cidades-estados o rei contava com um conselho de nobres para governar. ... A monarquia existiu em muitas cidades-estados na fase inicial da história da Grécia Antiga, ou seja, no Período Homérico (entre 900 a.C. e 700 a.C.).
O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta.
O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.
As pólis gregas eram as cidades-estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. Principais características das pólis gregas: Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência.
As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. ... Oligárquica (governo de poucos) porque somente uma minoria da população (esparciatas) possuía direitos políticos e acesso a propriedades de terras.
As Pólis eram conhecidas como cidades-Estados, tinham uma grande importância política e econômica, porque eram como cidades mas cada uma tinha tanto poder, que até parecia um país. Esparta foi fundada pelos dórios, que conseguiram dominar os aqueus e se apossaram de suas terras.
As cidades estados eram importantes pois descentralizavam o poder dos Reis e centralizavam nas mãos dos governantes de cada cidade.