Resumo da notícia
Dasypus novemcinctus L., chamado vulgarmente tatu-galinha, tatu-verdadeiro, tatu-de-folha, tatu-veado, tatu-liso e tatuetê, é um tatu encontrado dos Estados Unidos ao Norte da Argentina e Brasil.
Ela habita diversos ambientes, que vão desde florestas tropicais ao Cerrado. No Brasil, pode ser encontrada em quase todo o País, com exceção do Nordeste.
Também é encontrado na Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa, Suriname e Guiana. Habitat: Floresta amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e savanas, como o Cerrado. Alimentação: Insetívoro (cupins, formigas e outros invertebrados).
Tais tatus chegam a medir mais de 1 metro de comprimento. Têm o corpo coberto por poucos pelos e patas anteriores dotadas de garras enormes, que auxiliam na escavação de buracos. Estão vulneráveis à extinção devido à caça para obtenção de carne e pelo desmatamento do seu habitat.
O predador natural do tatu é a onça e a jaguatirica, mas devido à caça indiscriminada e a destruição do habitat natural provocada pelo homem, o tatu encontra-se ameaçado de extinção.
- O tatu-canastra se alimenta, principalmente, de insetos (cupins e formigas), escorpiões, aranhas, ovos e frutos. - Em seu habitat natural e preservado, os animais desta espécie vivem, em média, 15 anos. - O período de gestação da fêmea dura cerca de 120 dias.
O corpo dos tatus é coberto por uma carapaça que lhes cobrem quase todo, formada por placas ósseas ajustadas umas às outras. Ela protege o animal como se fosse dois escudos: um deles localizado no ombro e o outro na parte traseira do animal. Apesar de sua aparente rigidez, é uma estrutura bastante flexível.
O camaleão é conhecido como uma espécie de "perito" quando o assunto é camuflagem. Mas na natureza há muitos outros animais especialistas em disfarces, seja imitando as cores do meio ambiente, ou então pelo mimetismo (quando o animal tenta parecer com outro bicho, ou algo que não é).
Muito conhecido pelos uivos durante as noites, o coiote é um mamífero da mesma família que os cães domésticos. É encontrado na América do Norte e Central, além de regiões do Alasca. Costuma viver sozinho, mas já foram encontrados animais em grupos.
Todos os animais possuem papéis importantes para o equilíbrio da natureza. São eles que dispersam sementes e, portanto, plantam árvores, controlam populações de outras espécies e ainda produzem remédios para cura de muitas doenças, inclusive humanas. A função deles é primordial para a existência de outras espécies.
Texto I Da utilidade dos animais Terceiro dia de aula. A professora é um amor. ... É preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles têm direito à vida, como nós, e além disso são muito úteis.