A paquimetria é importante aliado na avaliação e diagnóstico de ceratocone e outras várias doenças que alteram a espessura corneana. Os exames duram cerca de 15 minutos, são indolores e não requer jejum ou acompanhantes para a sua realização. E, ainda assim, são fundamentais para o diagnóstico do Ceratocone.
A tomografia realizada pelo pentacam é, habitualmente, feita aos dois olhos (binocular), não provocando qualquer dor ao paciente, ou seja, é um exame indolor e confortável para quem o realiza, é não invasivo e não existe contacto ocular. Pode, no entanto, o exame ser realizado num olho apenas (monocular).
Como é feito o exame de ceratoscopia? O exame é realizado com um equipamento no qual o paciente fica posicionado e olha para frente. O equipamento medirá a curvatura da córnea do paciente. Com esse exame é possível obter o diagnóstico de diversas patologias corneanas.
Esse exame é simples, realizado no consultório oftalmológico e consiste na realização do mapeamento da córnea, que é o tecido transparente que fica na frente do olho, identificando qualquer alteração nessa estrutura. O resultado da topografia corneana pode ser indicado pelo médico logo após a realização do exame.