A organização política da Mesopotâmia tinha um soberano divinizado, assessorado por burocratas- sacerdotes, que administravam a distribuição de terras, o sistema de irrigação e as obras hidráulicas.
Na base social das cidades da Mesopotâmia estavam os agricultores, os pastores e os escravos; seguiam-se a esses os artesãos e comerciantes, e, por fim, estavam aqueles que armazenavam, registravam e distribuíam as mercadorias.
As sociedades da civilização mesopotâmica eram divididas por camadas sociais: nobres, sacerdotes, militares, comerciantes e escravos. O poder político, militar e das ciências se concentravam nas mãos da nobreza, dos sacerdotes e de alguns comerciantes.
Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana. Os povos antigos usavam as marcas gráficas inicialmente como uma ferramenta para registro do movimento do comércio, depois como registros de todos os acontecimentos que envolviam a sociedade.
O papel da escrita na formação do ser humano é muito mais profundo do que se pensa, é a porta de entrada para a cultura, saber tecnológico, científico, etc. ... Escrever é importante, pois deixa a mente fluir, deixando nosso pensamento no papel, falando sobre algum assunto que aconteceu ou está acontecendo.
A escrita cuneiforme foi uma forma de se expressar muito difícil de ser decifrada, pois possuía mais de 2000 sinais e seu uso era de uma dificuldade enorme. O seu principal uso foi na contabilidade e na administração, pois facilitavam no registro de bens, marcas de propriedade, cálculos e transações comerciais.
Por volta de 600 a.C. os gregos absorvem a escrita fenícia, corrigindo sua maior falha, a falta de vogais, adicionadas por meio de sinais. Com isso, os gregos criavam aquilo que se tornaria o alfabeto utilizado atualmente na cultura ocidental.
Letra B: podemos afirmar que o principal obstáculo para o desenvolvimento da escrita certamente se tratou de fazer com que a população aprendesse um sistema de códigos complexo para aquele período; era extremamente difícil ter meios e mecanismos de propagá-la.
A história da escrita começou no período da pré-história, quando os homens faziam desenhos na parede das cavernas como uma forma de se comunicar. Esses desenhos, chamados de pinturas rupestres, consistiam na transmissão de ideias desses povos, pois representavam seus desejos e necessidades.
Resposta. Resposta: Memória insuficiente para guardar o conhecimento produzido.
Uma coisa é ter limites, que são normais e próprios de qualquer ser humano, já limitação tem a ver com algo cristalizado, que não pode ser mudado.
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.
A primeira escrita conhecida é a escrita Cuneiforme ele surgiu no ano de 3500 a.C na Mesopotâmia.
A escrita foi introduzida há muito tempo atrás pelos Sumérios, povos que habitavam na Mesopotâmia. Ela surgiu por uma necessidade de organização social comandada pelo Estado, como por exemplo, a cobrança de impostos, a criação das leis e dos códigos.
Sistemas de escrita em uso no mundo
A escrita possibilitou que houvesse uma maior consciência sobre os fatos e permitiu a organização do pensamento. Todos os conhecimentos eram passados, de geração em geração, através da oralidade. Assim, os conhecimentos e pensamentos não compartilhados com os demais, acabavam se perdendo no tempo.