Os principais conceitos da Geografia, nesse sentido, são: lugar, paisagem, região e território.
(Herbertson 1905) propõe quatro "classes de fenômenos" para a definição das regiões, na seguinte ordem de importância: 1) configuração (principalmente os elementos da geologia e da geomorfologia da superfície terrestre); 2) clima (massas de ar, temperatura e níveis de precipitação); 3) vegetação; e 4) densidades ...
Os critérios podem ser geográficos, como a divisão por continentes, ou tipo de vegetação, ou climático, ou critérios sociais, como mortalidade infantil, distribuição da população, renda per capita, ou critérios culturais como língua , religião.
Resposta. A regionalização é tão importante quanto o próprio marketing. É muito mais do que anunciar em determinada região. Trata-se de adaptar sua mensagem para garantir que ela atinja em alto e bom som, apesar das diferenças e expectativas regionais, culturais, sociais e econômicas.
É importante regionalizar o espaço geográfico para que possamos compreender de forma mais adequada as suas muitas especificidades, aproximando paisagens que formam uma região a partir de uma série de características que dividem umas com as outras, assim como fazer recortes sócio-econômicos da paisagem.
A regionalização do território reforça a identidade e as características de uma cidade, estado ou país. Na prática, a região faz referência à localização de um determinado território. Como exemplo prático da aplicação do termo região, podemos destacar: o estado de São Paulo está localizado na Região Sudeste do país.
Resposta. Resposta: Para nos localizar, ir para locais indicados, etc.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa.
Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região diferencia-se das outras por apresentar particularidades próprias.
Segundo a regionalização do nosso País, o território brasileiro é subdividido em cinco macrorregiões que são: Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e ainda o Centro Oeste. Mas, vale lembrar que a regionalização pode ser feita em vários formatos, tendo em vista que na verdade as regiões não existem de fato no espaço.
Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região diferencia-se das outras por apresentar particularidades próprias.