Inicie o comando de escala com SC (ou ESCALA). Selecione os objetos que precisam ser incluídos na operação de escala. Clique no desenho para o primeiro ponto da base da escala (ponto base). Digite R para ativar a escala de Referência.
Para definir a escala de um objeto por referência
Por exemplo, para um desenho feito em metros ( a = 1000), para saber o custom scale da escala 1:75 (b = 75), calculamos 1000 / 75 (1000 dividido por 75), cujo resultado é custom scale = 13.
Tal escala representa a conversão de medidas da planta para o projeto em tamanho real. No caso: 1:75 mostra que cada 1 centímetro medido "na régua"(na planta) equivale a 75 centímetros na representação em tamanho real, e vice-versa.
Escala 1:75 (um por setenta e cinco) Cada dois metros e meio de parede é igual, no traçado, a cerca de três centímetros e três milímetros.
O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km.
Cada unidade de grandeza real é representada por outra dez vezes menor; 20 m serão representados por 2 m, 1 m ou 100 cm por 10 cm. Na escala de 1:50 (1 por 50) temos 1 m ou 100 cm reduzidos 50 vezes, ou seja, 2 cm; 20 m serão portanto 40 cm.
Escala de Redução Consiste em representar as dimensões da peça no desenho em valores menores, que suas medidas, de tal modo que o desenho se torne menor que o objeto representado, cabendo totalmente dentro dos padrões do papel. As escalas de redução mais comumente usadas são: 1:50 –1:75 –1:100 –1:200.
O tamanho do desenho é exatamente igual ao tamanho real do modelo. Escala de redução Escala de redução é aquela em que o tamanho do desenho técnico é menor que o tamanho real da peça. Veja um desenho técnico em escala de redução.
Para a aplicação da escala de redução, basta dividir o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numérico da escala . Essa escala é bastante utilizada em mapas e em plantas de construções civis. É representada da seguinte forma : Escala 1:2, 1:3,1:4, 1:5, 1:10, 1:20, 1:30, 1:40, 1:50, 1:100, etc....
A representação da escala gráfica em um mapa Existem três tipos de escala, a escala natural, a escala reduzida e a escala ampliada. Escala natural – Representada numericamente como 1:1 ou 1/1. Ela é utilizada quando o tamanho real do objeto representado no mapa, é o mesmo que o da representação.
Estamos falando de escalada ao ar livre, portanto os três tipos existentes são: solo, livre e artificial.
Os 6 tipos de escalas de trabalho
Existem dois tipos de escalas cartográficas: numérica e gráfica. A escala numérica expressa o valor em números, enquanto a gráfica utiliza tanto números como uma linha horizontal.
são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica.
A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. ... Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real.
A escala numérica representa a relação entre o valor da representação (o número à esquerda do símbolo ":") e o valor da realidade (o número à direita do símbolo ":") Por exemplo, a escala 1: 500 significa que 1 cm do plano é igual a 500 cm (5 m) no original.