Entende-se, por fluxo de matéria e/ou energia, o "caminho" percorrido pela matéria, também chamada de biomassa, ou pela energia ao longo de um ecossistema.
O ciclo de matéria e o fluxo de energia passam por todos os seres vivos. ... No fluxo de energia, a energia vai se perdendo ao longo da cadeia por meio de fotossíntese e/ou de quimissintetisantes. Já no ciclo de matéria, a energia é reciclada entre o ambiente e os seres vivos.
Resposta. Ao longo da cadeia alimentar há transferência de energia e de matéria. A energia diminui como passar dela,no sentido de produtores para decompositores...e depois volta para produtores.
Resposta: A matéria ela retorna no ciclo da cadeia alimentar, mas a energia não (ela acaba perdendo -se durante o ciclo).
Resposta. a matéria consumida pelos organismos e a energia gerada estão diretamente relacionadas com esse tipo de relação e, portanto, as relações ecológicas estão relacionadas com o fluxo de energia. ... São, portanto, organismos que consomem outros organismos e podem ocupar diferentes níveis tróficos.
Os ecossistemas são sistemas abertos caracterizados pelas entradas e saídas de energia. ... Este fluxo de energia é fundamental para o funcionamento e manutenção dos ecossistemas e é expresso como a quantidade de energia que flui entre os organismos de uma comunidade biológica.
Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio.
Significado de Ciclo. substantivo masculino Série de fenômenos que ocorrem numa determinada ordem: o ciclo das estações. Transformação cujo efeito traz de volta o seu estado inicial: ciclo das chuvas.
Os ciclos biogeoquímicos são processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de elementos químicos no meio. São esses ciclos que possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
O ciclo da água é representado basicamente pelas mudanças de seu estado físico, através da evaporação e transpiração. De forma resumida, o ciclo da água ocorre da seguinte forma: A água presente em lagos, rios e oceanos sofre evaporação. E as plantas liberam parte da água que absorvem através da transpiração.
O ciclo da água envolve processos, como evaporação, condensação, precipitação e infiltração. Quando a água cai sobre o ambiente terrestre, ela infiltra no solo, indo parar nos lençóis freáticos. Os seres vivos ingerem ou absorvem a água do ambiente e utilizam-na em diversas reações que ocorrem em seus organismos.
Tipos de ciclos biogeoquímicos: gasoso e sedimentar
Diretamente, podem melhorar a germinação, o crescimento, respiração e absorção das raízes, e, indiretamente, podem melhorar o ambiente, através da melhoria na estrutura do solo, capacidade de retenção de água e de troca de cátions (CTC).
Esse processo é conhecido como “ciclagem de nutrientes”, que em outras palavras que dizer uma troca contínua de substâncias essenciais para a vida, que acontece do solo para as plantas, e vice-versa.
Resposta. Resposta: os decompositores sao seres heterotroficos que atuam principalmente na ciclagem de nutrientes . Ao realizar o processo de decomposição , fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos.