Para chegar à fórmula ponto de equilíbrio, basta dividir os custos fixos pela margem de contribuição e então multiplicar por 100 para achar a porcentagem.
Este valor representa 62,5% das receitas. Considerando que os custos fixos totais foram de R$ 40 mil, o ponto de equilíbrio vem como: PEC = ÷ 31,25 = 1280 unidades, ou. PEC = ÷ 62,5% = R$ em receitas.
O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio. É ele que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos; que indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.
Este Ponto de Equilíbrio é calculado através da subtração dos Gastos Fixos pelos Gastos não Desembolsáveis, multiplicado pela Margem de Contribuição. Pode parecer complicado, mas o cálculo é bastante simples.
Pergunta 8 0 em 0 pontos Quais são os três tipos de ponto de equilíbrio normalmente mencionados no âmbito do mercado? Resposta Selecionada: e. Ponto de equilíbrio de vendas, ponto de equilíbrio de produção (volume), ponto de equilíbrio de percentagem (%).
Planilha de Ponto de Equilíbrio eGestor A planilha de ponto de equilíbrio se inicia com a inserção dos dados para o cálculo do ponto de equilíbrio. Aqui, você deve inserir o preço de venda, os custos variáveis, as despesas variáveis, os custos fixos, as despesas fixas e os não desembolsáveis.