Funções nitrogenadas são aquelas que contêm nitrogênio na cadeia carbônica. Existem quatro formas de classificar as funções nitrogenadas: aminas, amidas, nitrilas e nitrocompostos.
Tem mais depois da publicidade ;) Esses compostos estão presentes em medicamentos, em corantes sintéticos, como a anilina; em explosivos, como a nitroglicerina; em drogas, como as anfetaminas; em vitaminas, em fertilizantes e em cremes a base de ureia (que é uma diamida).
As funções nitrogenadas são compostos orgânicos que, além do carbono e hidrogênio, possuem na composição átomos de nitrogênio. Em casos específicos, ainda podem ter oxigênio. Essas funções são classificadas em diferentes formas, sendo as principais: aminas, amidas, isonitrilos, nitrilas e nitrocompostos.
Os compostos orgânicos apresentam em sua constituição quatro elementos fundamentais, denominados elementos organógenos: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). A maioria dos compostos orgânicos apresentam apenas ligações covalentes.
O carbono é tetravalente então tem capacidade de fazer quatro ligações sendo assim, ele pode se unir a outros átomos e isso explica a variedade de compostos existentes com ele.
O carbono é um dos elementos mais importantes para a estrutura dos seres vivos. Ele é responsável por 19% da composição corporal do ser humano, estando atrás apenas do oxigênio, que contribui com 61%.
Compostos orgânicos ou compostos de carbono Não são moléculas orgânicas os carbetos, carbonatos, bicarbonatos, cianetos, óxidos de carbono, assim como o carbono ou grafite (fig. 2), o diamante (fig. 1) e o fulereno.
Cabe chamar atenção aqui também para o fato de que existem substâncias, que embora contenham carbono não são consideradas orgânicas. Essas substâncias são chamadas de inorgânicas e entre alguns podemos citar o diamante, o gás carbônico (CO2), carbonato de sódio (Na2CO3), etc.