Barroco - forma de expressão artística que nasceu na Itália, entre os XVII e XVIII. A ideia principal do Barroco era a de criticar a Igreja Católica. ... Na ideia do Renascimento, o homem é que deve ser o centro do universo (antropocentrismo).
No barroco a harmonia individual pode ser sacrificada em nome da produção total. Os principais artistas foram: Caravaggio, Pieter Bruegel, Bernini, Van Dyck, Rembrandt, Velasquez. Para o renascentista o que importava era o detalhe, não tanto o todo, para o barroco, o mais importante era a harmonia do conjunto.
A arte barroca foi o estilo que sucedeu o Renascimento, ambos os estilos compartilhavam do gosto pela antiguidade clássica. ... O Barroco surge em meio a crises políticas e religiosas. A Igreja Católica com o intuito de frear as ideias protestantes, buscou através da arte um meio de reafirmar os valores cristãos.
O contexto histórico do Barroco O Barroco aparece neste contexto, expressando o contraste daquele período, como a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média e o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos burgueses, monarcas e pelo clero.
O Barroco é o estilo da Reforma católica também denominada de Contra-Reforma. Arquitetura, escultura, pintura, todas as belas artes, serviam de expressão ao Barroco nos territórios onde ele floresceu: a Espanha, a Itália, Portugal, os países católicos do centro da Europa e a América Latina.
A arte barroca foi impulsionada por causa da contrarreforma desenvolvida pela igreja católica. A contrarreforma foi uma tentativa da igreja de conter os avanços do protestantismo, após a reforma empreendida por Marinho Lutero, que fez dura critica a igreja no período.
Resposta. Resposta: Uso de diagonais na composição.
A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja se converte numa espécie de espaço cênico, num teatro sacrum onde são encenados os dramas. O Barroco é o estilo da Reforma católica também denominada de Contra-Reforma.
Por ter se iniciado na Itália, o estilo barroco está fortemente associado à cultura desse país. De forma geral, a pintura italiana desse período prezava por uma composição baseada na distribuição diagonal do elementos e cenas com grandes contrastes de claro-escuro, o que valorizava o caráter sentimental.
Movimento artístico que teve início na Europa no século XVI Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII.