O procedimento nada mais é do que o uso de aparelhos que realizam estímulos elétricos de baixa intensidade para aperfeiçoar a circulação, o metabolismo, a nutrição, e a oxigenação da pele, promovendo a produção de colágeno e elastina, e mantendo o equilíbrio e a manutenção da pele.
A eletroanalgesia consiste no uso da eletroterapia com objetivos analgésicos. É um recurso útil no tratamento das dores lombares agudas e crônicas. Os tipos de correntes mais utilizados para esta finalidade terapêutica são a eletroestimulação transcutânea (TENS) e a corrente interferencial (Guirro e Guirro, 2004).
A corrente farádica é uma corrente de excitação de baixa freqüência, 30 a 100 Hz, com largura de pulso de 0,1 a 1 ms e com intervalo de 20 ms, que tem fins terapêuticos e diagnósticos. ... Diferentemente da corrente galvânica, a corrente farádica original não é polarizada, isto é, não apresenta pólos positivo e negativo.
A reobase é o menor valor de corrente de um estímulo retangular com largura de pulso considerada infinita (de 250 a 1000 µs) que causa contração muscular. A cronaxia, é a menor largura de pulso, também de um estímulo retangular, porém com o dobro do valor da reobase, que causa contração muscular.
Um procedimento eletrodiagnóstico consiste na avaliação clínica e neurofisiológica das funções dos músculos, junções neuromusculares, nervos periféricos motores, sensitivos e autônomos, raízes nervosas, medula, reflexos espinhais, movimentos anormais, potenciais evocados dos membros até a medula e ao cérebro.
A corrente Galvânica já é utilizada desde muito tempo tanto na fisioterapia quanto na estética. ... É uma corrente de baixa frequência usada na estética para tratamento de acne, estrias, olheiras, desincruste, ionização facial e corporal, rugas, linhas de expressão e eliminação do excesso de sebo na pele.
- Retilínea: direta ou contínua, polarizada. Ex: Corrente Galvânica Efeitos: aplicação dos medicamentos por ter polaridade definida; hiperemia e vasodilatação. - Quadrática: alternada, despolarizada. Ex: Tens, Ultra-excitante, Corrente Russa, SMS.
A aplicação das correntes polarizadas para tratamento de diversas patologias é utilizada desde a descoberta da eletricidade. Sabe-se que a polaridade fixa nas correntes pode trazer inúmeros benefícios como hidratação, aumento do aporte circulatório no polo negativo, bem como vasoconstrição e analgesia no polo positivo.
Introdução: As correntes polarizadas possuem efeito iônico e no polo negativo predomina o aumento do metabolismo local. Objetivo: Comparar os efeitos da aplicação das correntes polarizadas e da iontoforese na gordura localizada em flancos.
Podemos entender como termoterapia os processos que usam as mudanças de temperatura no corpo para realizar algum tipo de tratamento, seja ele terapêutico, seja eletivo e estético. Neste último caso, geralmente é usada para ativar substâncias ou induzir enzimas para que penetrem mais velozmente no organismo.
A iontoforese é uma técnica não-invasiva, baseada na aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade para facilitar a liberação de uma variedade de fármacos, carregados ou não, através de membranas biológicas, rumo à corrente sangüínea.
A iontoforese é a introdução de íons no corpo, enquanto que a fonoforese é uma transmissão molecular através da pele.
Contextualização: A iontoforese é uma técnica que usa corrente galvânica para aumentar a transferência transdermal de fármacos ionizáveis de maneira controlada, segura e sem desconforto sensorial.
A ionização é um processo de cargas elétricas ou íons através da pele por uma corrente elétrica polarizada, contínua e unidirecional, a corrente galvânica. O objetivo da ionização é promover a infiltração de substâncias ativas dissociadas em íons através da pele íntegra.
A Ionização é uma técnica que consiste em uma atuação da corrente galvânica sobre a pele aumentando o processo de absorção dos princípios ativos dissolvidos em substâncias aquosas.