Ação do Medicamento: o bezafibrato é um agente hipolipemiante que atua reduzindo os níveis séricos elevados de lipídeos (triglicérides e colesterol) por redução das lipoproteínas aterógenas (VLDL e LDL) e elevando de maneira duradoura as lipoproteínas antiaterógenas (HDL), através de um provável mecanismo de inibição ...
O efeito ocorre no momento que você inicia o medicamento, mas a reavaliação seria pelo menos 60 dias após. Mas sempre lembrando que a dieta e atividade fisica são recomendáveis para uma boa evolução do tratamento, mas esra ultima sugiro uma avaliação cardiologica antes do seu inicio.
A Sinvastatina começa a atuar em 2 semanas e a resposta terapêutica máxima na redução dos níveis de LDL colesterol em 4 a 6 semanas.
A maioria dos pacientes é controlada com 10 mg de atorvastatina em dose única diária. A resposta terapêutica é evidente dentro de 2 semanas, e a resposta máxima é geralmente atingida em 4 semanas. A resposta é mantida durante tratamento crônico.
Atorvastatina cálcica age reduzindo a quantidade de colesterol (gordura) total no sangue diminuindo os níveis das frações prejudiciais (LDL-C, apolipoproteína B, VLDL-C, triglicérides) e aumentando os níveis sanguíneos do colesterol benéfico (HDL-C).
Como se usa
Distúrbios gastrintestinais: diarreia, dispepsia, náusea, flatulência; Distúrbios musculoesquelético e do tecido conjuntivo: artralgia, dor nas extremidades, dor musculoesquelética, espasmos musculares, mialgia, edema articular; Laboratorial: alterações nas funções hepáticas, aumento da creatina fosfoquinase sanguínea.
A maioria dos pacientes é controlada com 10 mg de atorvastatina em dose única diária. A resposta terapêutica é evidente dentro de 2 semanas, e a resposta máxima é geralmente atingida em 4 semanas. A resposta é mantida durante tratamento crônico.
Os efeitos adversos mais frequentes (reação comum - ocorre em 1% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento) que podem ser associados ao tratamento com Atorvastatina cálcica são: nasofaringite (resfriado comum), hiperglicemia (aumento de glicose do sangue), dor faringolaríngea (de garganta), epistaxe ( ...
A principal diferença reside na potência da estatina. A sinvastatina 20 mg reduz em média 26% do LDL colesterol, a atorvastatina 37% e a rosuvastatina 46%. Portanto, a escolha da estatina deve ser individualizada, baseada no risco cardiovascular de cada paciente.
Características das estatinas A pravastatina e a fluvastatina parecem ser as drogas deste grupo com menor incidência de dor muscular. A dose de 40 mg por dia da pravastatina mostrou-se bastante segura e com baixa incidência de lesão muscular.
Colesterol e Triglicerídeos
Alimentos como aveia, arroz integral, feijão e lentilhas também possuem alto valor de fibras, o que facilita na "limpeza" dos triglicérides. Outro benefício é que as fibras solúveis também auxiliam a diminuir o LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim.
Dieta para baixar os triglicerídeos
6 dicas para baixar os triglicerídeos altos
Em um recipiente, misture 2 colheres de sopa de azeite e 3 colheres de sopa de vinagre de cidra. Em seguida, aplique a preparação nas áreas afetadas. Massageie sua pele com movimentos circulares. O ácido acético encontrado no vinagre de maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e triglicérides no sangue.
O mesmo teste de sangue que identifica os níveis de colesterol irá informar o nível de triglicerídeos no sangue. Menos de 150mg/dL é considerado normal, até 199 mg/dL é considerado moderado-alto, até 499 mg/dL é considerado alto e acima de 500 mg/dL é muito alto.
Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.
A principal causa de Triglicerídeos alto está na alimentação ou mesmo por conta da produção do nosso próprio organismo. Os triglicerídeos estão presentes nos alimentos ricos em carboidratos e gorduras saturadas: refrigerantes, açúcar, leite integral, queijos amarelos, carne vermelha e entre outros.
O triglicérides aumenta quando abusamos de amidos, carboidratos ( pão, bolacha , arroz ,massas , álcool ). Você de e restringir estes alimentos. O ovo em excesso pode elevar outro colesterol que se chama LDL. evite abusar de ovos.
As pessoas com colesterol alto precisam ter uma alimentação balanceada, sendo assim, seguindo algumas indicações da Dra. Ranay Tavares da Silva “Alimentos como ovos, manteiga, doces em geral, frutos do mar, carnes gordurosas, óleo e bebidas alcoólicas são alguns dos exemplos a serem evitados.
Carboidratos complexos e derivados de proteína como o lacticínio. Tudo depende do nível do triglicérides, e se está em uso de medicamento. A macaxeira e batata doce em porções pequenas, não irão fazer mal.
Leite e iogurte desnatado, queijos brancos (frescal, ricota), requeijão light. Leite, iogurte e requeijão integral, queijos como mussarela, provolone, prato e parmesão. Alimentos cozidos, a vapor, assados ou grelhados. Alimentos à milanesa, fritos, empanados e folhados.