No entanto, muito da regulação gênica acontece durante a transcrição. As bactérias têm moléculas reguladoras específicas que controlam se um gene determinado será transcrito em RNAm. Muitas vezes, essas moléculas atuam se ligando ao DNA próximo do gene e promovendo ou bloqueando a enzima da transcrição, RNA polimerase.
A proteína repressora lac se liga ao operador e bloqueia a ligação da RNA polimerase ao promotor e a transcrição do operon. O promotor é o sítio de ligação da RNA polimerase, a enzima que realiza a transcrição. O operador é um sítio de regulação negativa ao qual se liga a proteína repressora lac.
O operon é definido como um conjunto de genes estruturais organizados em sequência e sob o controle de um único promotor. A polimerase do RNA transcreve, a partir do promotor comum, todos os genes estruturais em uma única molécula de RNA policistrônico, a qual é traduzida nas proteínas codificadas pelos genes.
A epigenética diz respeito a alterações do DNA que não modificam sua sequência, mas afetam a atividade de um ou mais genes. Adicionar compostos químicos a genes, por exemplo, pode alterar sua atividade, sem necessariamente promover mudanças no DNA.
Em citologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas.
Resposta. a função da cromatina que é "empacotar" o DNA para diminuir a molécula de DNA, para um maior controle da célula.
A cromatina é um complexo de DNA e proteína encontrado nas células eucarióticas. A sua função primária é a embalagem moléculas de DNA longas em estruturas mais compacto, mais densas.
A cromatina é a associação de filamentos de DNA e proteínas presentes no interior de células eucarióticas e sua principal função é conservar e transmitir a informação genética.
A condensação da cromatina é feita para que toda a molécula de DNA caiba dentro do núcleo celular.
Cariolinfa, nucleoplasma, hialoplasma nuclear ou suco nuclear, é uma massa incolor constituída principalmente de água, proteínas e outras substâncias, o que faz com que o nucleoplasma seja muito parecido com o hialoplasma. Sua função é preencher o núcleo celular que contém os filamentos de cromatina e o nucléolo.
Também designado carioplasma, é o conteúdo fundamental do núcleo de uma célula. O nucleoplasma está rodeado pela membrana nuclear, a qual o separa do citoplasma. É uma substância ligeiramente acidófila que proporciona ao núcleo a sua consistência e é constituída principalmente por proteínas.
Resposta. A principal função da carioteca é envolver e proteger o material genético que se apresenta na forma de cromatina. Há um complexo de poros na carioteca que comunicam o interior do núcleo com o citoplasma.
A função dos poros é fazer com que parte da água do nosso corpo seja eliminada através do suor.
O núcleo armazena o material genético dos organismos eucariontes. O núcleo celular é extremamente importante para a célula, exercendo funções como: Controle das atividades celulares, estabelecendo quais e quando as proteínas serão produzidas.
A carioteca é a mesma coisa que membrana nuclear(que envolve o núcleo da célula). ... Função: proteger o material genético encontrado dentro do núcleo; delimitar o espaço nuclear e evitar com que se misture com o citoplasma; e controlar a entrada e a saída de substâncias.
Cariolinfa: Tem comunicação direta através dos poros da carioteca, tem maior concentração de proteínas, RNA e nucleotideos. ... Nucleolo: Responsável pela produção de RNA ribossômico que constitui os ribossomos do citoplasma.
As células compostas por mais de um núcleo, são chamadas de multinucleadas, como é o exemplo das fibras musculares que formam o tecido muscular estriado esquelético. Confira as demais classificações celulares: Anucleada: hemácias dos mamíferos com duração aproximada de três a quatro meses na corrente sanguínea.