A acreditação é um processo de revisão que permite que as organizações de saúde demonstrem sua capacidade de atender aos requisitos e padrões regulamentares estabelecidos por uma organização de acreditação reconhecida.
Significado de Acreditado adjetivo Que tem crédito. Reconhecido pelo governo de um país junto ao de outro: diplomata acreditado. Credenciado ou autorizado: jornalista acreditado.
Mapa de acreditações
A Avaliação da Qualidade na saúde iniciou-se no século passado, quando foi formado o Colégio Americano de Cirurgiões (CAC) que estabeleceu, em meados de 1924 o Programa de Padronização Hospitalar – PPH(1).
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
Após os testes, o Ministério da Saúde entendeu que existia a necessidade não apenas de ter o manual, como também desenvolver um sistema brasileiro de acreditação, que precisaria ser gerido por uma instituição criada para esse fim. Nascia, assim, a Organização Nacional de Acreditação (ONA), em 1o de junho de 1999.
Acreditação é o reconhecimento formal por um organismo de acreditação, de que um organismo de Avaliação da Conformidade - OAC (laboratório, organismo de certificação ou organismo de inspeção) atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.
Aplicado em mais de 30 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.
3.
Quem pode aderir ao processo de Acreditação? Toda organização prestadora de serviços de saúde.
Acreditações
Quais são os principais programas e tipos de acreditação hospitalar?
Quais são os tipos de certificação ISO mais comuns?