Os animais invertebrados são divididos em diversos filos, são eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.
Animais onívoros (do latim omni, que significa tudo) são animais que se alimentam tanto de plantas ou algas como de outros animais. Os seres humanos são exemplos de animais onívoros, uma vez que nossa alimentação inclui itens de origem animal e vegetal. Os onívoros apresentam adaptações que garantem a dieta mista.
Os exemplos mais comuns de animais onívoros são o rato, o cão, o gato, o urso (pardo ou panda), peixe carpa, peixe piranha, raposa, gaivota, porco, barata e algumas espécies de morcegos e tartarugas.
Nas borboletas, por exemplo, as peças bucais estão adaptadas a sugar o néctar das flores, enquanto grilos, gafanhotos e larvas de insetos, como as da borboleta, apresentam peças bucais mastigadoras. Nas aves, os bicos também são variados, a depender do tipo de hábito que a ave apresenta.
Os animais herbívoros são seres adaptados para comer seres vivos autótrofos, ou seja, que produzem seu próprio alimento, como folhas, algas, frutas e algumas bactérias e fungos. Por conta disso, também são animais com algumas partes do corpo adaptadas para a ingestão de vegetais, como a boca e o estômago.