EQST

Quais Os Tipos De Feridas E Curativos?

Quais os tipos de feridas e curativos?

Tipos de Curativos

  • Tipos de feridas. ...
  • Como cuidar dos ferimentos na pele? ...
  • 1 – Limpeza com Água e Sabão. ...
  • 2 – Curativos Prontos. ...
  • 3 – Gaze, Atadura e Esparadrapo. ...
  • 4 – Curativo de Compressão. ...
  • 5 – Curativos Semi-oclusivos ou Oclusivos. ...
  • 6 – Cuidados com os Curativos.

Como se classificam os ferimentos?

Simples: sem perda tecidual, contaminação grosseira ou presença de corpo estranho. Complexo: perda de tecido, esmagamento, queimadura, avulsão, deslocamento de tecidos ou implantação de corpos estranhos. Ferimentos limpos: contaminação bacteriana mínima; ferimento com menos de 6 horas de evolução.

Como avaliar uma ferida?

Nessa avaliação, devem ser considerados fatores como causa e tempo de existência da ferida e presença ou não de infecção. Além disso, é preciso avaliar a dor, a presença de edema, a extensão e a profundida- de da ferida e as características do leito da ferida, da pele perilesional e do exsudato.

Como avaliar uma lesão de pele?

Ao avaliar uma ferida deve-se identificar a influência direta da “história da ferida”. Como causa, tempo de existência, presença ou ausência de infecção. Além disso, deve ser avaliada a dor, edema, extensão e profundidade da lesão às características do leito da ferida.

O que devemos avaliar em uma ferida ao fazer um curativo?

Quais são os aspectos a serem considerados na realização do curativo?

  1. Lavagem das mãos antes e depois do procedimento;
  2. Comunicar ao paciente o procedimento que será realizado e explicar o tratamento em curso;
  3. A limpeza da ferida deve ser feita com soro fisiológico 0,9%;
  4. Avaliar se a técnica deve ser estéril ou limpa;

Como descrever um curativo?

CARACTERÍSTICAS DE UM CURATIVO IDEAL:

  1. Manter a umidade no leito da ferida;
  2. Manter a temperatura em torno de 37o C no leito da ferida;
  3. Absorver o excesso de exsudato, mantendo uma umidade ideal;
  4. Prevenir a infecção, devendo ser impermeável a bactérias;
  5. Permitir sua remoção sem causar traumas no tecido neoformado;

O que usar em ferida com fibrina?

Em áreas com fibrina ou necrose superficial circunscrita, o desbridamento químico pode ser suficiente para limpar a ferida e possibilitar a re-epitelização.

Quais os cuidados de enfermagem com feridas?

Um dos principais cuidados de enfermagem nas feridas é acompanhar a evolução das diversas etapas do tratamento, como também realizará um planejamento de tratamento adequado, através de métodos terapêuticos que poderão ser aplicados juntamente com uma equipe multidisciplinar que, por sua vez, utilizará procedimentos e .../span>

O que são curativos e quais os cuidados de enfermagem?

Tem como finalidade :

  1. Aliviar a dor (Analisar a possibilidade de fazer analgesia prévia).
  2. Evitar traumas (Aplicar e retirar as coberturas sem traumas, umedecendo a ferida sempre que necessário. ...
  3. Evitar a Infecção (Utilizar técnica estéril e proteger as feridas abertas).

Quais os cuidados com as feridas com drenos?

» Não fechar a saída do dreno; » Conferir sempre após a manipulação se não esqueceu de abrir a saída do dreno; » Em caso de excesso de secreção, trocar os curativos com frequência; » Verificar a fixação do dreno diariamente; » Sempre que houver algo de anormal com relação aos drenos, comunicar a equipe imediatamente.

O que são drenos e quais os cuidados de enfermagem?

O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado./span>

O que é dreno de sucção?

É um sistema fechado que utiliza uma leve sucção (vácuo) para retirar líquidos e sangue acumulados embaixo da pele onde foi realizada a cirurgia.

Qual o conceito científico dos drenos e quais os riscos advindos do uso de drenos?

O dreno têm uma tendência a fechar-se ou entupir, resultando em fluidos retidos que podem contribuir para a infecção ou outras complicações. Assim, os esforços da equipe de saúde devem ser dirigidos para manter e avaliar a permeabilidade.

O que é um dreno?

Significado de Dreno substantivo masculino Vala ou fosso para praticar a drenagem. Tubo de barro, feito especialmente para drenar.

Quais os tipos de drenagem de tórax?

Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal....DRENAGEM TORÁCICA

  • Hemotórax.
  • Pneumotórax.
  • Empiema.
  • Quilotórax.
  • Derrame pleural recorrente.

Qual a indicação do dreno de Penrose?

Dreno de Penrose é um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam possível acúmulo no local da ferida operatória pós-operatório de líquidos infectados ou não.

Quais são os drenos de tórax?

A drenagem de tórax consiste na introdução de um dreno no espaço pleural ou o espaço mediastinal, com o objetivo de remover líquidos e gases, facilitando a reexpansão do pulmão e restabelecendo a função cardiorrespiratória normal./span>

O que é dreno de tórax e para que serve?

A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural). O procedimento é feito para drenar ar do espaço em caso de colapso pulmonar (um quadro clínico denominado pneumotórax).

Como retirar o dreno de tórax?

Os drenos torácicos somente são retirados quando a drenagem total estiver estabilizada, por um período de, pelo menos, três horas. No caso de pneumotórax ou hemotórax, clampear o dreno por 12 horas, sendo retirado pelo enfermeiro após este período, depois da avaliação e prescrição médica.

Quando Clampear o dreno de tórax?

Clampear o dreno, para que não haja entrada de ar, e lembrar de soltar o clamp ao término da manipulação. Manter o selo d'água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. Posicioná-lo no piso, com suporte próprio, ou sustentado em local adequado./span>

Quando usar o dreno de Kehr?

O uso desse dreno é indicado em casos de cirurgias de via biliar em que há pretensão de realizar a colangiografia posterior, quando se constata má drenagem biliar ou papilite, e também em casos de cálculo residual que não foram retirados pelo médico, além dos pacientes com neoplastia inoperável./span>