Choque Dinâmico: É o choque comum, ou seja, aquele em que a pessoa entra em contato com a fonte energizada e fica sob exposição ao choque enquanto a rede estiver fornecendo energia ou a pessoa cessar contato.
É causada principalmente pela eletricidade estática, que nada mais é do que um acúmulo de cargas elétricas em locais muito secos. A descarga eletrostática é mais comum do que se pensa. Sabe quando você vai abrir uma porta e, sem motivo aparente, a maçaneta te dá um choque?
O eletroscópio é um aparelho que detecta a eletricidade estática por meio de pequenos pedaços de metal que se separam quando carregados eletricamente.
Parada cardíaca, também motivada pela contração dos músculos; Fibrilação cardíaca – quando os batimentos ficam em ritmo rápido e irregular, impedindo o coração de bombear sangue; Hemorragia e perda de tecidos musculares e nervos, ocasionados pelo calor do choque elétrico.
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica. ... Da nuvem para o solo; Do solo para a nuvem; Entre nuvens.
Como evitar acidentes com descargas elétricas
A dica para sentir menos é: aumente a área de contato. Repare que você sente mais a corrente quando toca só o dedo no objeto carregado ou em alguém. Então, se você encostar a mão inteira, o braço, a perna, aumentará a área de transição e certamente sentirá menos.
Às vezes tomamos choque ao tocar numa superfície metálica pois ela é condutora e nosso corpo precisa descarregar energia estática.