Resposta. Resposta: Islamismo, judaísmo, candomblé, catolicismo, evangelismo protestante.
As religiões afro-brasileiras são aquelas que têm origem nas tradições dos negros africanos trazidos para o Brasil como escravos. Essas crenças possuem maior ou menor grau de influência europeia e indígena e nascem da cultura de diversas etnias africanas, como iorubás, lundas e ashantis.
Resposta. Podemos definir sincretismo como qualquer prática religiosa que provém da fusão de outras. O sincretismo religioso tem suas maiores expressões no Brasil por uma simples questão histórica: a colonização e a formação do povo brasileiro. ... No Brasil podemos observar inúmeras matrizes religiosas.
Etimologicamente, a palavra "sincretismo" se originou a partir do grego sygkretismós, que significa "reunião das ilhas de Creta contra um adversário em comum", que por sua vez foi traduzido para o francês syncrètisme, dando origem, consequentemente, à variante na língua portuguesa.
Os adeptos tiveram que associar a imagem dos orixás aos santos da Igreja Católica para burlar a doutrinação cristã. Essa relação é chamada de sincretismo – junção de doutrinas religiosas e reinterpretação das normas.
No culto afro-brasileiro, Xangô é definido como a divindade das tempestades, dos raios e dos trovões. ... No sincretismo religioso (fusão de elementos culturais diferentes), Xangô corresponde aos santos católicos São Jerônimo, Santa Bárbara, Santo Antônio e São João Batista.
No dia 24 de junho se comemora o dia de Xangô (Shango, em Yorùbá), deus cultuado no Candomblé e na Umbanda. Este Orixá rege a justiça e o equilíbrio, seu elemento é o fogo e seu ponto de força está nas pedreiras e montanhas. Pelo sincretismo religioso presente na Umbanda, também é comemorado o dia de São João Batista.
Junho - Mês de Xangô Xangô é o Orixá da justiça. Xangô, é viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.
Firmeza Simples de Xangô Pegue uma vela marrom, uma branca e uma vermelha e envolva-as com as fitas amarrando-as junto. Acenda as velas e faça uma prece de coração, pedindo o amparo do Orixá Xangô nas suas necessidades, que ele afaste a injustiça, a calúnia e a difamação.
Exu Tiriri [ Fleruty ]: Ligado a Xangô , está nos tribunais, assembleias públicas e pedreiras é a ele a quem devemos pedir ajuda sobre a justiça dos homens . Tiriri possui idêntica força como o seu Tranca-Ruas. Sua apresentação é de um homem preto, cuja pele corroída pela bexiga, é bem visível.
1. Nomes de Exús da falange de Xangô na Umbanda
Exú Enú Gbáríjo: a boca dos Orixás. Exú Oduso: o Senhor que vigia os Odús. Exús que acompanham vários Orixás. Exú Akesan: comando de Oxumaré.
Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/ Linhas de Umbanda. Também é preciso conhecer os fatores, verbos e ações relacionados aos Orixás, como por exemplo: cortar, arrancar, romper, abrir, trancar, girar, virar.
Os Falangeiros de Pai Xangô são divididos da seguinte maneira: 1. Dadá, 2....descrevemos abaixo:
Quizilas de Xangô: Rabada, cágado, carneiro. Quizilas de Iansã: Fígado, miúdos, abóbora, feijão fradinho, beterraba. Quizilas de Obaluaiê/Omulú: Porco, sardinha, abacaxi, caranguejo, pipoca.
Filhos de Xangô não podem comer quiabo, nem comer camarão sem retirar a cauda e os espetos da cabeça do camarão.
São divertidos e carismáticos. Os filhos de Xangô possuem um carisma próprio, único e original. Chamam a atenção onde quer que vá, com seu jeito extrovertido e atencioso. É sempre recebido com muito carinho pelas pessoas, pois costuma fazer todos rirem e se sentirem bem à sua presença.
São muito amáveis Apesar de não demonstrar muito os seus sentimentos, os filhos de Oxossi são dóceis, educados, sensíveis, serenos e hospitaleiros. Quando estão apaixonados, são muito carinhosos e românticos. São ótimos conselheiros.