Que a gripe? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A gripe é uma doença causada por um vírus do tipo Influenza, que faz com que o sistema respiratório fique infeccionado e cause uma série de sintomas no paciente.
Qual o tipo de microrganismo causa a gripe?
Qual o microrganismo envolvido? A Gripe é causada pelos vírus Influenza que compreendem 3 tipos de vírus A, B e C. Os mais importantes são os vírus Influenza A e B. Nos vírus Influenza A se destacam os subtipos A/H1N1 e A/H3N2.
Como funciona o vírus da gripe?
De modo geral, a principal forma de contágio ocorre quando a pessoa infectada tosse ou espirra, liberando gotículas de saliva e partículas contendo o vírus no ar, que por sua vez são inaladas por outros indivíduos com a respiração.
Qual é o agente causador do resfriado?
Resfriado: É causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais.
Quanto tempo o vírus da gripe fica no corpo?
Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas.
Quanto tempo o vírus da gripe H1N1 sobrevive no ambiente?
O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. O vírus vive por duas a oito horas em superfícies e lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir as chances de contaminação.
Porque gripe dá moleza no corpo?
COMPARTILHE: Assim como toda infecção viral, a gripe provoca uma reação no sistema imunológico que leva à liberação de várias substâncias inflamatórias. Quando esse processo acontece nos músculos, aparece a dor muscular. Portanto, esse tipo de dor no corpo é uma consequência natural.
Como prevenir o vírus da gripe?
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe.