Como instalar guarnição de porta?
Vamos aos passos: 1º passo: Coloque os alizares onde eles serão instalados para fazer as devidas marcações. Com um esquadro, marque o limite da janela em 90 graus com a peça e outro em 45 graus partindo do mesmo ponto. Faça isso com as quatro peças de alizar que serão colocados na janela.
A guarnição deve sempre chegar até o piso, ela nunca deve parar em cima do rodapé e sim passar direto por ele encostando no piso. O rodapé deve encostar na guarnição em um ângulo de 90º e a guarnição deve ser de 0,5cm a 1cm mais espessa que o rodapé para dar acabamento ao encontro.
Uma composição infalível é combinar portas, guarnições e rodapé. As combinações mais usadas são tudo branco ou tudo em madeira no mesmo tom. Também é usado combinar o rodapé com as guarnições e pintar a porta de uma cor diferente. Rodapé acompanhando as guarnições da porta é uma escolha infalível.
Muitos não sabem que o nome daquela moldura envolta das portas é conhecida como guarnição ou até mesmo portal, justamente por envolver o objeto e pelo fato das pessoas passarem através dele.
Combinar as portas Diferente dos móveis, que devem ser cor contrastante em relação ao piso, as portas devem ser escolhidas no mesmo tom. “De preferência, que sejam da mesma madeira que o piso”, explica a designer de interiores.
– Se possível, use a mesma cor das paredes Se a porta for receber pintura, o ideal é que ela seja da mesma cor da maior parte das paredes, como branco, cinza, palha. Para isso basta escolher a mesma cor de tinta usada nas paredes, porém na versão em esmalte, já que a das paredes costuma ser a látex ou a acrílica.
Um piso amadeirado claro também pode combinar perfeitamente com a paleta de cores cinza. Neste caso, o cinza escuro foi escolhido para criar um bonito contraste com o piso claro.
Branco é o mais clássico, ainda mais para portas de madeira. Para quem ama decoração clean, minimalista, escandinava e similares, é a escolha perfeita e que não tem erro, tanto em entrada quanto áreas internas. O grande 'must' dessa cor é que fica bem em qualquer modelo de porta e combina com tudo!
Combinando a madeira com as cores
Contudo, existe outra questão muito importante: lembra que mencionamos no título qual a melhor cor para portas internas? Isso foi com o intuito de lhe mostrar que a cor branca é sim a melhor opção para ambientes internos.
Se você quer pintar a porta em casa mesmo pode apostar nas tintas:
Tinta acrílica
Prepare a tinta de acabamento (esmalte ou à óleo), misturando de 15 a 20% de diluente (aguarrás) na tinta. Mexa bem, com um bastão de madeira ou plástico. Comece a pintar. Aplique de 1 a 3 demãos com rolo ou pincel.
Para a preparação da madeira você deve:
Mais do que a tinta, o prime ou o selador é o produto que vai garantir uma boa cobertura na porta. Depois de lixar para nivelar e remover as imperfeições, é preciso limpar a superfície com um pano seco e passar uma demão de selador, que vai impedir que eventuais manchas apareçam sob a tinta.
Despeje um tanto da tinta na bacia apropriada que você comprou, misture um pouco de solvente mais o menos uns 10% em relação a tinta. Depois passe a segunda demão e aguarde novamente até estar bem sequinho, se tiver tudo uniformizado pode considerar o seu trabalho pronto.
tinta esmalte sintético
Preparo da Superfície de Ferro ou Aço Procure eliminar toda ferrugem ou tinta com uma escova de aço ou lixa para ferro no 180 . Caso a pintura antiga esteja em mau estado, aplique removedor em abundância com um pincel. Deixe atuar por 20 minutos. Depois, retire a tinta amolecida com o auxílio de uma espátula.
O primeiro passo é utilizar uma escova de aço para eliminar toda a ferrugem e impurezas da superfície. Em seguida, use uma lixa nº 180 para dar o acabamento, deixando tudo pronto para receber a primeira demão de Hammerite.
Existem no mercado produtos que removem a ferrugem, mas uma solução caseira (e barata) é usar bicarbonato de sódio com água, misturando esses dois ingredientes até criar uma espécie de pasta. Em seguida, com uma escova de dentes, essa mistura deve ser aplicada no local enferrujado, onde deverá agir por doze horas.
Como limpar uma gaiola enferrujada
Remova toda a tinta que está solta usando uma espátula ou um raspador. Retire toda a ferrugem com o auxílio de lixa, escova de aço ou uma lixadeira elétrica, se você tiver uma. Depois da remoção total da ferrugem e da tinta solta, faça um lixamento em toda a peça usando lixa para ferro.