Confira algumas dicas a seguir:
O desafio de dar feedback negativo para o chefe
Procure entender seus sentimentos, ideias e aspirações. A relação entre líder e colaborador não deve ser baseada apenas em cobrança, sem nenhum suporte. Por isso, dar o melhor feedback exige altas doses de empatia.
Ele consiste justamente em apontar o que o colaborador fez de melhor. O efeito que ele gera é o desejo (do próprio colaborador, bem como de seus colegas) de reproduzir o resultado para obter mais reconhecimento no futuro. O segundo tipo é o negativo. Ele precisa ser evitado, pois, em geral, causa apenas frustração.
Vamos iniciar com a interpretação dos dois termos em destaque: Empatia: Significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. ... Feedback: É uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento.
Na hora de dar um feedback é importante que o gestor seja direto e específico. Uma boa dica é fazer um roteiro, como o que apresentamos abaixo. Preparação: Pense bem no que vai falar e faça anotações das atitudes positivas e negativas do colaborador.
10 dicas de como dar feedback sem dramas!
Vale lembrar que o objetivo do feedback é ajudar a pessoa a melhorar suas atitudes, e não julgá-la ou condená-la. Dessa forma, também pode ser dado como um elogio, para mostrar para o colega de trabalho algo positivo e de destaque que ele fez — e que deve continuar sendo praticado.
Reconheça seus méritos. Acredite no seu potencial e na capacidade de fazer um ótimo trabalho. Quando você fizer algo tão bom que chame a atenção da gestão, reconheça seus esforços e o mérito que você tem. Aceite que você é merecedor do elogio que está recebendo.
Por que é difícil receber feedback? É difícil aceitar nossas ineficiências e admiti-las para os outros, publicamente. A questão de confiança na outra pessoa é crítica, especialmente em situações de trabalho ou outras que podem afetar nosso status ou imagem.