A Pirâmide Etária consiste em uma forma de apresentar dados estatísticos que correlacionam sexo e idade de uma população. ... A base da pirâmide reflete a taxa de natalidade enquanto o topo da pirâmide reflete a expectativa de vida e a taxa de mortalidade.
As pirâmides etárias são representações gráficas da estrutura populacional de um lugar dividida por faixa etária e sexo. Os gráficos são formados por barras superpostas e possuem topo, corpo e base. As barras inferiores correspondem à população mais jovem, e as barras superiores correspondem à população mais velha.
As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo.
Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. ... As pirâmides populacionais são importantes no sentido de elaborarem um planejamento público a médio e longo prazo.
Logo, se há muitas pessoas na base, representando os mais jovens, e poucas no topo, que é a população idosa, percebe-se que a expectativa de vida dessa população é baixa, ou seja, essa relação entre a pirâmide e expectativa de vida sempre se dá pela análise da forma da pirâmide.
Resposta. Uma pirâmide etária tem algumas finalidades, entre eles: informar ao leitor a taxa de natalidade de algum pais, cidade, taxa de mortalidade, a expectativa de vida, etc.
A pirâmide etária da população brasileira vem se transformando ao longo dos anos, o que indica uma mudança no perfil demográfico do nosso país relativa ao crescimento demográfico nacional.