Os cômodos: banheiro; cozinhas; copas; copas-cozinhas; área de serviço; lavanderia; e locais sociais semelhantes. deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
Cômodos com área maior que 6 m²: no mínimo 1 TUG para cada 5 m ou fração de perímetro, igualmente espaçadas. Estabelecer 100VA por TUG. ou fração de perímetro, independente da área, igualmente espaçadas. Estabelecer 600VA por TUG, até três, e atribuir 100VA para as excedentes.
Condições para se estabelecer a potência mínima de pontos de tomadas de uso geral: - Nos banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, área de serviço, lavandeira e locais semelhantes: Deve se prever o mínimo de 600 Volt-Ampere por ponto de tomada, até 3 tomadas. Atribuir 100 Volt-Ampere para os pontos excedentes.
Confira abaixo como deve-se efetuar os cálculos:
As tomadas do tipo TUG são de corrente máxima de 10A cerca de 1270 watts em 127V cada uma utilizando o fator de potência 1.
Os projetistas recomendam tomadas comuns, de 100 watts de potência, em média, para ambientes de estar, como salas e quartos. Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts.
Banheiro, cozinha, copa, área de serviço, lavanderia e local análogo: Deve ser previsto no mínimo 600VA por ponto de tomada, até 3 pontos. A partir do quarto ponto, deve ser previsto mais 100VA por ponto.
Qto mais PCs ligados, menos potencia (potencia (Watt) = tensao (Volt) x corrente (Amprere) ). Entao qto mais dispositivos ligados, consome-se mais corrente (ampreres) enquanto a tensao (115 Volt) continua a mesma.
Em uma tomada de 20A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 20A. A potência máxima permitida em 127V é de 2540W (127V*20A), e para 220V a potência máxima permitida é de 4400W (220V*20A).
Assim, a tomada de 20A é para produtos como micro-ondas, secadores de cabelo profissionais, fogões, fornos elétricos, auto-claves, aspirador de pó, máquina de lavar roupas, secadoras, fritadeiras, ferros de passar e etc.
É provável que não consiga, nesse caso meça o diâmetro da parte metálica do fio, usando um paquímetro ou mesmo uma régua simples. Se o diâmetro for de aproximadamente 1,8mm ou mais, a fiação está dentro da norma e podem ser usadas as tomadas de 20A.
Plugues e tomadas padrão 20A O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.
Resposta. Aguenta 220 volts, que são 4.
Passo 1
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Se o disjuntor for monopolar de 32A a potência máxima que se pode colocar é de 4000W e desta forma o ideal é se colocar até 3600W para se trabalhar com uma margem de segurança. 5.
Mas o disjuntor correto para utilizar no chuveiro elétrico deve ser o minidisjuntor que atende a norma DIN (Deutsches Institut für Normung) ou os famosos disjuntores pretos, que atende pela norma NEMA (National Electrical Manufacturers Association).
Para dimensionar o disjuntor ideal para cada circuito o cálculo básico a ser usado é o da lei de Ohm, onde devemos separar os circuitos de iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Em cada circuito iremos fazer o cálculo de corrente total do mesmo e após isso determinar o disjuntor.
Esse valor também pode estar listado como FLA, amperagem corrente ou apenas amperagem. Alguns disjuntores estão categorizados em 100% da amperagem real, sendo possível evitar o cálculo anterior. Essa informação estará claramente visível no painel elétrico do disjuntor, se disponível no modelo em questão.
Os disjuntores são fabricados em três modelos:
Um disjuntor curva C possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal, podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 150A e 300A.
O correto é os disjuntores do lado esquerdo do barramento ficam com a alavanca voltada para o lado direito quando ligado e os disjuntores do lado direito do barramento ficam com a alavanca dos disjuntores voltados para o lado esquerdo quando ligado.
Deslize a extremidade do fio terra descascado por baixo do parafuso solto e aperte-o para prender o fio. Conecte a ponta descascada do fio branco neutro ao barramento neutro da mesma maneira. Com uma chave de fenda, gire no sentido anti-horário o parafuso localizado na parte de trás do disjuntor.
Caso seja um disjuntor monopolar, alimente a fase no disjuntor por cima e o neutro no barramento. Esquema de Ligação de um Disjuntor Monopolar! Caso seja um disjuntor bipolar, alimente as duas fases no disjuntor por cima e o neutro ao barramento.
Há algum risco na alimentação do Disjuntor por baixo? Se o dispositivo estiver em bom estado de conservação, NÃO. Agora, se ele estiver danificado (quebrado, alguma parte interna exposta) há o risco de algum profissional que for manusear o equipamento sofrer um choque elétrico.