Para se criar a noção de tridimensionalidade em obras de arte bidimensionais como o desenho e a pintura, foram desenvolvidas algumas técnicas de representação da tridimensionalidade. A perspectiva (profundidade e distanciamento) e o claro e escuro (volume), se desenvolveram justamente com essa finalidade.
Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional porque ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura. Quando desenvolvemos algo em bidimensão geralmente trabalhamos com: desenho, recorte e colagem plana, montagem plana ou pintura.
Para representar um objeto tridimensional em um plano bidimensional é necessário escolher as vistas que serão utilizadas. No caso de um objeto simples como uma esfera basta utilizar uma vista, pois a figura tridimensional é completamente simétrica. Então a representação será equivalente a um círculo.
As formas que possuem comprimento e largura são classificadas em bidimensional, dois sentidos diferentes. Como exemplo de formas bidimensionais temos o campo de futebol, a superfície de uma parede, a folha de um caderno, entre outras.
O espaço bidimensional é formado por duas dimensões (altura e largura), sendo plano em sua essência. Ele é apenas um ente ideal (teórico), pois no mundo real, qualquer superfície palpável é formada por pelo menos três dimensões.
Resposta. Bidimensional tem 2 dimensão altura e largura, e a tridimensional são 3 dimensão altura e largura e profundidade.