As raças de galinhas poedeiras vermelhas mais utilizadas são: New hampshire (vermelho-clara) e a Rhodes Island (vermelho-escura). O professor Pupa explica que, “as poedeiras semipesadas possuem como desvantagens pior conversão alimentar e maior consumo de ração, sendo mais pesadas.
Várias espécies de aves silvestres apresentam coloração azul nos ovos, porém que se tenha notícia, apenas três linhagens nativas de galinhas apresentam esta característica: Dongxiang e Lushi (China) e Araucanas (Chile).
Segundo o veterinário José Roberto Bottura, a causa dos ovos azulados é genética. "Existe um gene recessivo que faz com essa coloração ocorra. Mas é muito raro de acontecer". Seu Gomes conta que as galinhas "especiais" não botam ovos de outra cor.
Algumas raças de galinhas, como ameraucana e araucana, possuem ovos verdes ou verde-azulados. Há galinhas caipiras com essa mesma característica". A tonalidade mais escura se deve ao maior depósito de pigmentos.
O novo ovo caipira da Mantiqueira possui uma tonalidade de azul claro e vem de uma linhagem especial de galinha chamada Azur, que foi desenvolvida na França por algumas empresas de genética de aves. ... Por isso o ovo azul é caipira.
A cor dos ovos é determinada por dois pigmentos: um mais claro e esverdeado, e outro mais escuro e marrom. A combinação desses pigmentos, em conjunto com outros nutrientes presentes na casca, resulta no espectro de cores dos ovos.
A coloração da casca, que pode ser branca, marrom, vermelha, verde e até mesmo em tons de azul, está relacionada com a raça da galinha. As galinhas mediterrâneas, como a Leghorn, botam ovos brancos; já as galinhas americanas e asiáticas, como a New Hampshire, botam ovos em tons de marrom.
Em princípio, a distinção entre os ovos é, claro, as cores de suas cascas. Essa diversidade se deve à coloração da raça das galinhas. Ou seja, galinhas de penas brancas são as que botam os ovos brancos. Já as de penas vermelhas botam ovos marrom.
Use água para fritar Mas a nutricionista dá uma alternativa: em vez de usar óleo, manteiga ou margarina para fritar o ovo, use água! "Coloque metade de um dedo de água na frigideira e, quando começar a ferver, quebre o ovo e frite do jeito normal", conta Fabiana.
É muito comum que as pessoas relacionem a cor da gema do ovo com o valor nutricional e a qualidade dele. Sendo assim, uma parcela da população acredita que, por apresentarem a gema mais escura, os ovos caipiras são mais nutritivos e possuem qualidade superior quando comparados aos demais.
“Não existe diferença entre o ovo branco e o ovo vermelho, o valor nutritivo dos dois é o mesmo. A única diferença nutritiva está entre ovo de granja e o ovo caipira”, afirma. ... No supermercado, o ovo vermelho tende a ser mais caro. “As galinhas marrons são maiores e necessitam de uma maior alimentação.
Nestlé, Lacta e Ferrero Rocher estão entre as melhores marcas dos ovos de páscoa mais vendidos.
Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas. Os ovos caipiras não.
Um dos alimentos que eu mais indico nas dietas é o ovo, um superalimento rico em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas. O ovo de granja possui uma concentração de betacaroteno pelo menos cinco vezes menor do que no ovo caipira. ...
A ração da galinha caipira não deve conter nenhum pigmento artificial e ela deve se alimentar também de verduras, ervas e legumes. ... Ovo orgânico: é o ovo da galinha criada de forma similar à da galinha caipira, mas que só pode ser alimentada com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos.
Enquanto alguns acreditam que ela indica se o ovo é caipira ou não, a cor da casca é determinada apenas pela genética das galinhas: ovos vermelhos são colocados por galinhas vermelhas e ovos brancos por galinhas brancas.
Tabela de valor Nutricional
O único fator que interfere na cor é a genética da galinha: se ela possui penas brancas botará ovos brancos. ... Se tem penas vermelhas botará ovos marrons, e por esse motivo, algumas pessoas chamam esse tipo de “ovo vermelho”, apesar da cor amarronzada.
A diferença entre um ovo de coloração branca e um ovo de coloração amarela é a raça da galinha. Geralmente, as galinhas que põem ovos amarelos são maiores e comem mais, já as galinhas que põem ovos brancos são menores e comem menos. Isso porque a composição do ovo varia de acordo com a alimentação da galinha.
Além de ser um alimento versátil e de fácil preparo, o ovo contém inúmeros benefícios. “Ajuda no aumento da massa muscular e, por conter antioxidantes, como vitaminas, selênio e zinco, retarda o envelhecimento, melhora o sistema imune e auxilia na prevenção de doenças”, enumera Leila Fernandez.
A cor da casca do ovo tem relação apenas com a genética da raça da galinha que o botou. Basicamente, galinhas de penas brancas botam ovos brancos e galinhas de penas vermelhas botam ovos vermelhos (marrons, na verdade). Até aqui não há nenhuma diferença entre os valores nutricionais dos ovos.
A produção dos ovos vermelhos é bem mais cara do que dos ovos brancos. Isso se dá devido ao fato de que a cor do ovo está relacionada a raça e ao tratamento da galinha que o põe. As galinhas marrons, além de serem maiores do que as brancas, possuem necessidade diária de receber mais calorias.
Então, sem mais delongas, comer ovo diariamente não faz mal à saúde. Juntamente com uma alimentação equilibrada pode até trazer vários benefícios para o organismo. Por exemplo, ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos.
O ovo é rico em proteínas, vitaminas A, D E e do complexo B, selênio, zinco, cálcio e fósforo, proporcionando diversos benefícios para a saúde como aumento da massa muscular, melhora do funcionamento do sistema imunológico e diminuição da absorção do colesterol no intestino.