Como q = 0 porque o gás não recebe calor => U = w > 0 => Uf > Ui o que significa que o trabalho foi armazenado como energia interna. Quando um gás sofre compressão sem que haja transferência de calor do exterior, sua energia interna aumenta e sua pressão também.
Resposta. Explicação: Podemos dizer que se o volume aumentar e a temperatura do gás diminuir, necessariamente a pressão do gás também diminuirá. De forma geral, podemos dizer que o mesmo acontece com a compressão, pois se houver compressão, a energia interna do gás aumentará, portanto a pressão também aumentará.
Quanto menor for a pressão atmosférica, mais rapidamente essa igualdade acontecerá e menor será a temperatura da água para que ocorra. Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.
Isso quer dizer que, se aumentarmos a temperatura, a pressão dentro do recipiente que contém o gás também aumentará e vice-versa. Isso ocorre porque a pressão é resultado das colisões das partículas do gás com as paredes do recipiente, assim, quanto mais colisões, maior será a pressão.
Definição. A lei pode ser definida da seguinte forma: Para uma quantidade fixa de um gás ideal mantido a uma temperatura constante, a pressão P e o volume V são inversamente proporcionais (enquanto um dobra, o outro fica a metade).
Por que a pressão de um gás aumenta quando ele é comprimido? A resposta a essa pergunta diz respeito ao movimento das moléculas do gás em um frasco fechado, veja: Partículas em vermelho: moléculas no estado gasoso.
Aumentando a temperatura, a pressão aumenta. Aumentando o volume a pressão diminui. Dessa forma, se aumentarmos a temperatura e o volume a pressão ficará igual!
Assim, a pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de temperatura do ar. Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica.
Resposta. A pressão atmosférica fica MENOR que a pressão "de dentro do ouvido" (nível do mar).
a pressão atmosférica aumenta e o ar vai ficando mais rarefeito, pois há menor absorção de calor. por isso quando subimos a serra sentimos uma pressão na região da cabeça.
Quando estamos subindo uma serra a pressao exercida sobre nosso corpo torna-se menor,enquanto que,na descida, a pressao vai se tornando maior.
A sensação de pressão no ouvido é algo relativamente comum que tende a aparecer quando existe alguma alteração na pressão atmosférica, como acontece quando se viaja de avião, quando se mergulha ou quando se sobe um monte, por exemplo.
A função da tuba auditiva é igualar a pressão na orelha média à pressão atmosférica, permitindo, assim, o livre movimento da membrana timpânica. Essa tuba permite a entrada e a saída de ar da cavidade timpânica, equilibrando a pressão nos dois lados da membrana.
Dentro do ouvido, existem estruturas que contribuem para o equilíbrio. A cóclea (que "transforma" as ondas sonoras em impulsos nervosos que serão lidos pelo cérebro) e o vestíbulo ( responsável pelo equilíbrio) também conhecido como labirinto.
A Trompa de Eustáquio ou Tuba Auditiva (TA) liga o ouvido médio à nasofaringe e é composta por uma parte cartilaginosa, próxima à nasofaringe e muito variável anatomicamente, e uma óssea, próxima à orelha média.
A tuba auditiva, também chamada de tuba de Eustáquio, é uma estrutura que faz a ligação entre a orelha média e a faringe que possui a função principal de regular a pressão do ar da membrana timpânica.