No capitalismo acumulação de capital e lucro organizam-se em um processo circular de auto-reforço, no qual Page 2 2 acumula-se capital para aumentar o volume de lucros e reinveste-se os lucros para aumentar a acumulação.
A primeira condição da acumulação é que o capitalista tenha conseguido vender as suas mercadorias e retransformar a maior parte do dinheiro assim obtido em capital. No que se segue, é pressuposto que o capital percorre o seu processo de circulação de um modo normal.
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção. As relações de produção regulam tanto a distribuição dos meios de produção e dos produtos quanto a apropriação dessa distribuição e do trabalho.
A acumulação primitiva (“ursprüngliche Akkumulation”) de capital é o processo que marcou os primórdios do capitalismo, envolvendo fraudes, roubos e todo tipo de violência[1].
Resposta. As práticas mercantilistas que contribuem para a acumulação de capitais podem ser resumidas em duas, a primeira é a circulação de mercadorias, que era feita tanto pelo mar, esse sendo comércio para o estrangeiro, e por rotas comerciais terrestres, as atividades de mercado da época.