História. A teologia liberal surgiu da reação ao racionalismo iluminista e da valorização da experiência e essência pelo romantismo dos séculos XVIII e XIX, principalmente entre igrejas protestantes europeias e seu correspondente no catolicismo, o modernismo teológico.
A Igreja Católica Liberal baseia-se no prinicípio da liberdade de pensamento, não impondo dogmas de fé. O que une os católicos liberais não é a crença comum em um conjunto de postulados teológicos, mas sim a participação livre e amorosa nos sacramentos estabelecidos pelo próprio Cristo para a redenção da humanidade.
O protestantismo, com a sua bandeira de separação entre a igreja e o Estado, serviu de modelo. Os Protestantes foram portadores do ideal liberal da época, e encontraram apoio daqueles que viam na influência da igreja católica sobre o Estado, um entrave para o progresso fundamentado nos ideais de liberdade.
O social liberalismo, liberalismo social, novo liberalismo, ou liberalismo moderno é um desenvolvimento do liberalismo no início do século XX que, tal como outras formas de liberalismo, vê a liberdade individual como um objetivo central. ... podem ser tão prejudiciais para a liberdade como a compulsão e coação.
Em 1966, o Congresso sobre a Missão Mundial da Igreja, realizado em Wheaton, Illinois, reuniu evangélicos de 71 países. ... Seguindo ao Congresso de Lausana, o apoio ao conceito de missão integral cresceu entre os evangélicos, particularmente nos segundo e terceiros mundos.
Logo, a Missão Integral é a estratégia que Deus deseja usar para cumprir, por meio da igreja, o seu propósito de salvação do homem todo, por meio de Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo (PADILLA, 2009, p. 21-22).
Definição. O Pacto de Lausanne é uma das vozes de amplo diálogo que deve existir entre as igrejas cristãs evangélicas na atualidade. Sobre a natureza e missão da igreja, enquanto povo de Deus no mundo contemporâneo. Uma voz que convida a ouvir, mas, principalmente, a repercutir os sons expressos de forma silenciosa.
Ariovaldo Ramos, pastor evangélico, líder da Comunidade Cristã Renovada e um dos fundadores da Frente de Evangélicos Pelo Estado de Direito, escreveu uma carta para o ex-presidente Lula, na qual compartilha reflexões sobre a Páscoa.