VELÓRIO TRADICIONAL Assim que chega ao crematório o corpo é levado à sala de cerimônia para ser velado. No final da homenagem, a urna desce (numa alusão ao sepultamento) por um elevador até uma ala subterrânea, onde a cremação será feita.
Para os judeus, por exemplo, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separa dele lentamente durante a decomposição. Já para os espíritas, é preciso esperar no mínimo 72 horas para a cremação, tempo suficiente para a alma se desvincular do corpo. No Brasil, a cremação é regulada pela constituição.
A urna vai esperar ali no mínimo 24 horas, prazo estabelecido por lei — ou 72 horas, ou até dez dias, dependendo da religião ou escolha da família. Passado o tempo determinado, a urna entra numa fila de caixões que serão incinerados.
No Espiritismo/Kardecismo a cremação é uma prática bem aceita, mas pede-se que seja respeitado o tempo de 72 horas, que é o período necessário para o espírito se desvincular do corpo material. Nossos crematórios, inclusive, estão preparados para respeitar e esperar esse tempo.
Procedimentos para Cremação
Morte natural – Além do atestado assinado por dois médicos ou por um médico legista, é necessária autorização para cremação, que deve ser concedida por cônjuge, ascendentes, descendentes ou irmãos maiores de idade.
Cremação é uma técnica funerária que visa reduzir um corpo a cinzas através da queima do cadáver. ... A cremação pode ser um funeral ou um rito pós-funeral e é uma alternativa que oferece menos riscos ambientais que o sepultamento do corpo em covas.
Em 1974, esse foi o primeiro crematório da América Latina. Por muito tempo, foi o único. Hoje, existem mais de 100 só no Brasil.
R$ 6.