A “Vida Líquida” é uma vida de consumo: o mundo e seus fragmentos são tratados como objetos de consumo, que perdem a utilidade e o valor quando são usados, e então, são simplesmente descartados.
O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos.
A incerteza diante do futuro pode explicar o aumento do uso de antidepressivos e a intensa busca por entretenimento como formas de afastar essa sensação.
Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789.
Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.
Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo a todo o globo. Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
A Idade Contemporânea determina um período da história que vai desde 1789 até os dias atuais.
Idade Contemporânea
Era Cenozoica
Por isso que na Era de Aquário, esperamos uma maior conscientização do ser humano em relação à realidade planetária e ao humanitarismo. Nossa atenção será cada vez maior para as questões sociais. A Era de Aquário também é conhecida como a Era do Ser.