O relevo onde se localiza a Mata de Araucária é caracterizado por planaltos ondulados com terrenos sedimentares e basálticos, constituídos por médias altitudes (entre 800 e 1.
→ Vegetação e flora do Cerrado A vegetação do Cerrado é caracterizada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas. ... A vegetação é bastante diversificada, variando de formas campestres, como os campos limpos, a formações florestais densas, como os cerradões.
Os estados do Brasil abrangidos pelo Cerrado são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de alguns encraves (terreno dentro de outro) no Amapá, Amazonas e Roraima.
Formações (subtipos de vegetação) do cerrado (sensu lato), segundo Coutinho (1978): Formação campestres: Campos limpos....
As formações campestres do Cerrado são: Campo Sujo, Campo Rupestre e Campo Limpo. No Campo Limpo a presença de arbustos e subarbustos é insignificante, cobrindo menos de 10% do terreno. Já no Campo Sujo, há presença evidente de arbustos e subarbustos em meio ao estrato herbáceo.
Ocupando quase 10% do território nacional, com 736.
Com cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, a floresta Amazônica ocupa 60% do território do Brasil, onde abrange os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare), jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), víbora-do-pantanal (Dracaena paraguayensis), sucuri-amarela (Eunectes notaeus), jiboia constritora (Boa constrictor), tartaruga-do-pantanal (Acanthochelys macrocephala), calango (Dracaena paraguayensis), sinimbu (Iguana iguana), sururucu- ...