Por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias. Formou-se professora (cursou a Escola Normal) e com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro” (vários poemas de caráter simbolista).
9 de novembro de 1964
Em 1958, visita Israel. Em 1962, um câncer no estômago começa a se manifestar e ela vem a falecer em 9 de novembro de 1964 no Rio de Janeiro, aos 63 anos.
Cecília Meireles estudou literatura, folclore e teoria educacional. Colaborou na imprensa carioca escrevendo sobre folclore. Atuou como jornalista em 1930 e 1931 e publicou vários artigos sobre educação. Fundou em 1934 a primeira biblioteca infantil no Rio de Janeiro.
As obras de Cecilia foram responsáveis por consagrar uma literatura intimista e introspectiva (que tem foco nos conflitos da consciência e da inconsciência do indivíduo) sendo o seu principal legado caracterizando a maioria de seus poemas.
Cecília Meireles é uma poeta brasileira da segunda geração modernista, mas em sua obra encontram-se influências da poesia medieval, romântica, parnasiana e simbolista, como o uso de formas fixas, especialmente o soneto, técnicas tradicionais de versificação, temas filosóficos e espirituais e linguagem elevada, que ...
RELAÇÕES ENTRE O MOVIMENTO ÁRCADE, O LIVRO ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA, DE CECÍLIA MEIRELES E O FILME “OS INCONFIDENTES”, DE JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE. O Arcadismo foi um movimento de substituição ao Barroco decadente, de restabelecimento da simplicidade e do equilíbrio da poesia clássica.
O melhor mesmo é ler muitos poemas do autor.
Assim, confira abaixo alguns assuntos que podem ser cobrados nas provas e, se necessário, acesse os links dos textos sobre os temas.
Temas para o Enem 2020
Na tarde de hoje, 17 de janeiro, primeiro dia do Enem 2020 os inscritos produziram a redação, cujo tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Os estudantes precisaram elaborar o texto em até 30 linhas e desenvolvê-lo no tipo dissertativo-argumentativo.
RIO — O tema da redação da edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. A informação foi divulgada pouco antes das 14h deste domingo pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.