A intoxicação ocorre quando uma substância entra em contato com um organismo e provoca uma série de efeitos adversos, afetando a homeostase dele, rompendo o equilíbrio orgânico.
Primeiros socorros: - retirar as roupas sujas e colocá-las em saco plástico; - lavar bem a pele contaminada com água corrente e sabão por, no mínimo, 10 minutos; - não esquecer de lavar cabelos, axilas, virilhas, barba e dobras do corpo; - no caso de contaminação nos olhos lavar bem com água corrente por 15 minutos.
No geral, alguns dos sintomas mais comuns para a intoxicação por produtos químicos são:
Os remédios caseiros para intoxicação alimentar, como chá de gengibre, chá de funcho, soro caseiro ou água de côco, repõem sais minerais e água e possuem ação antiemética, antiespasmódica e analgésica, ajudando a aliviar os sintomas como náuseas, vômitos ou diarréia, além de ajudarem a evitar a desidratação.
Para isso, aconselha-se dar água ou leite com a finalidade de limpar o aparelho digestivo até o estômago e dissolver a substância nociva. Deve-se evitar a indução ao vômito, especialmente porque não é conveniente que o agente irritante volte a ter contato com a mucosa já afetada.
Se um composto de cloro ou um desinfectante com cloro for ingerido e essa pessoa se sentir doente em consequência dessa acção, deve procurar assistência médica. O cloro é um químico usado externamente na indústria e que se encontra em alguns produtos domésticos, tais como soluções usadas para limpeza e desinfecção.
O Hipoclorito de sódio é um forte agente oxidante e daí tem uma função bactericida. Nesta concentração baixa dificilmente causa a morte em uma pessoa saudável (a não ser em organismos debilitados), mas pode causar problemas (diarréia, irritação das mucosas, enjôo, mal-estar). A longo prazo pode ser cancerígeno.
– Água para beber: Para tornar a água potável, é preciso adicionar duas gotas de água sanitária para cada litro e esperar meia hora antes de usar. ... A água usada na desinfecção dos alimentos pode ser aproveitada para lavar panos de pia e bancadas.
A dermatologista recomenda que, ao sair da piscina, a maneira correta de retirar o cloro do corpo ao sair da piscina é tomar um banho e lavar a pele com água doce e sabonetes syndet. Logo em seguida, aplique o hidratante, pois a reposição da barreira lipídica é essencial para manter a pele protegida.
Deixe agir por dez a 15 minutos antes de enxaguar bem. Quando a água sair transparente, aplique o shampoo e prossiga com a rotina de lavagem de sempre. Use um pente de dentes largos para distribuir o produto de maneira uniforme pelo cabelo.
Caso fique constatado o excesso de cloro, para abaixá-lo, basta esvaziar parcialmente a piscina e enchê-la novamente ou usar compostos neutralizadores de cloro. De qualquer forma, é preciso estar ciente que piscina com muito cloro pode prejudicar a saúde.
» Se a concentração do cloro estiver acima de 3 PPM, não é recomendado nadar! Você pode reduzir o cloro da piscina de diversas formas mas a melhor delas é com o auxílio de um produto específico pra isso. Existe um produto chamado de Neutralizador de Cloro ou Diminuidor de Cloro.
O excesso de cloro na piscina pode causar irritações, agravar alergias e acabar se tornando uma intoxicação severa. Os sintomas da intoxicação de cloro são: Irritação nos olhos e na pele. ... Vermelhidão na pele.
O cloro é um veneno que tem muitos efeitos colaterais no corpo humano. O produto desencadeia a produção de radicais livres no organismo, que são altamente cancerígenos, causam danos celulares além de eliminar a vitamina E do organismo. 2. Beber água clorada pode causar problemas das artérias.
Valores normais: entre 100 - 108mEq/litro. Valores elevados: Desidratação, hiperventilação, perda da função renal, aldosteronismo primário. Valores baixos: Doença de Addison, insuficiência renal crônica, fístula intestinal, vômitos prolongados, insuficiência cardíaca congestiva.
O hipoclorito de sódio, quando exposto, libera o gás cloro, que provoca irritação das vias aéreas (indo diretamente para a corrente sanguínea), danos aos olhos e dores de cabeça. Podem chegar também a ocasionar intoxicações, provocar queimaduras severas à pele, além de ser extremamente nocivo se ingerido.