Balaenoptera musculus
Características: A baleia azul é considerada o maior animal existente na terra, podendo chegar a 27 metros de comprimento pesar até 160 toneladas. Alimenta-se basicamente de Krill, uma espécie de minúsculos camarões que vivem em bando e nadam próximo a superfície das águas.
Os agrupamentos remanescentes atuais, muito menores, com algo em torno de 2000 indivíduos cada, estão localizados a noroeste dos oceanos Pacífico, Antártico e Índico. Outros dois agrupamentos de baleias-azuis encontram-se ao norte do oceano Atlântico, e há pelos menos outros dois no Hemisfério Sul.
É encontrada em todos os principais oceanos, das águas polares às tropicais. A espécie está ausente somente nas águas próximas aos blocos de gelo dos pólos norte e sul e áreas relativamente pequenas de águas afastadas do alto mar. A maior densidade populacional da baleia-comum ocorre em águas frias e temperadas.
As baleias são mamíferos marinhos que pertencem à ordem dos cetáceos e estão divididas em duas subordens, sendo que as Myscticeti possuem barbatanas e as Odontoceti possuem dentes.
As baleias de hoje não têm dentes mas sim fibras de queratina, conhecidas como 'barbas', que servem para prender pequenos animais marinhos, dos quais se alimentam.
Quantas espécies de baleia existem? Há no mundo algo em torno de 40 espécies de baleia, mas essa é uma estimativa ainda não concluída.
bonaerensis), a baleia-fin (Balaenoptera physalus), a baleia-sei (Balaenoptera borealis) e a baleia-azul (Balaenoptera musculus). Porém, não há muitos estudos sobre estas últimas espécies no nosso litoral, com poucas informações disponíveis.
A população da baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) atualmente é estimada em 17 mil indivíduos, sendo metade disso fêmeas, alcançando o número de 8.
baleia-azul
A Orca (Orcinus orca) é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias.
Tubarão-branco
Orca: 30 anos
Macho: 6 – 8 m
As orcas são animais massivos que nadam distâncias enormes na natureza – em média 65 quilómetros por dia – não porque podem, mas porque precisam, para satisfazer a sua dieta variada e para se exercitarem. Mergulham dos 30 aos 150 metros de profundidade, várias vezes por dia, todos os dias.
Na natureza, baleias e golfinhos nadam de 50 a 225 km por dia, a velocidades de até 50 km por hora, e mergulham centenas de metros de profundidade.
Macho: 3.
Com a morte de Kayla, o SeaWorld Orlando agora tem cinco orcas –três fêmeas e dois machos.
23 de agosto de 1971
Segundo John Hargrove, ex-treinador de orcas do mundialmente famoso SeaWorld, que tem parques localizados em San Diego e em San Antonio, nos EUA, as baleias são dopadas para conseguirem fazer as coreografias e arrancar aplausos – e dinheiro, claro – da plateia.
Em 24 de fevereiro de 2010, Tilikum fez sua terceira vítima: Dawn Brancheau, uma treinadora de 40 anos de idade. ... Segundo a versão oficial, Tilikum mordeu o braço da treinadora antes de arrastá-la para debaixo d'água, matando-a assim por afogamento.
Existem espécies de golfinhos que vivem em rios, na costa entrando em estuários, em alto mar e em alguns casos possuem ampla distribuição. No Brasil, os golfinhos mais facilmente encontrados são boto-cor-de-rosa, toninha, tucuxi, boto-cinza, golfinho-nariz-de-garrafa e golfinho-rotador.
Alimentação. Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixe.