Exagerar na proteção ao filho pode atrapalhar o desenvolvimento da criança. Aprenda a impor limites! Mães superprotetoras, filhos problemáticos. Como a personalidade da criança se forma entre 0 e 7 anos, os pais devem tomar – muito – cuidado para não prejudicar o desenvolvimento do filho com o excesso de cuidados.
Pois isso transmite à criança noção de identidade e segurança de que é amada. Esse favoritismo ocorre quando, temporariamente, os pais exercem preferência por um dos filhos. Por exemplo, quando um deles está doente, ou quando presta um concurso, e não é aprovado, ou quando termina um namoro e está sofrendo etc.
Quanto a você, precisa evitar discussões com sua mãe para que não venha se ferir, como filha você deve respeito a ela, porém os pais também devem respeitar seus filhos. Compreender sua mãe pode ser que ajudaria você a ter uma relação mais amigável, ajustando os seus sentimentos em relação a ela.
Evite ficar perto de sua mãe caso viva na mesma casa que ela. Geralmente, pessoas narcisistas irão "sentir" quando os outros ficam distantes, agindo como se tivessem interesse somente para voltar a serem como antes quando captam sua atenção novamente. Tente manter o mínimo de contato possível com sua mãe em casa.
Algumas atitudes facilitam esse caminho:
Uma mãe controladora sempre gera um apego inseguro. Um vínculo em que a criança não foi validada emocionalmente e no qual, muitas vezes, pode-se evidenciar comportamentos agressivos ou hostis. Essa é uma característica que geralmente marca uma clara diferença (em média) entre as filhas de mães controladoras.
Uma "mãe chata" faz com que o filho chegue cedo da festa com os amigos porque tem aula no dia seguinte. Assim, ela ensina que as obrigações precisam vir antes do lazer. Uma "mãe chata" quer saber com quem o filho anda e como são essas companhias, algo que ele também vai cobrar dos próprios filhos no futuro.
Mães chatas amam fazer os filhos realizarem suas próprias tarefas. Às vezes, nós nem os pagamos ou damos recompensas! Ao invés disso, nossos filhos aprendem que viver em uma família significa participar dela – e isso significa que às vezes eles não irão brincar até terminar suas tarefas.
Mamãe obrigou-me a crescer como adulto honesto e educado, temente a Deus e com um amor que só hoje posso compreender. A MÃE MAIS CHATA DO MUNDO é a pessoa que me tornou o homem que sou hoje.
Ofereça a ela o melhor café-da-manhã na cama que ela já recebeu na vida. Prepare o que ela gosta, ponha flores em um vaso e arrume tudo bem bonitinho em uma bandeja. O mais importante: ao invés de apenas entregar o café, sente com ela na cama para conversar sobre a vida.
Entenda que sua mãe pode mesmo saber mais e o que é melhor para você; não exagere se ela disser "não" para algo que você realmente não devia estar fazendo. Passe o máximo de tempo possível com ela! Leve seu pedido a sério. Diga que ela é tudo o que você queria como mãe, além de ser legal, justa e gentil.
AJUDE-A.
Minha mãe tem um jeito difícil como a sua. Não é fácil enfrentar problemas familiares, mas a minha dica é que aprenda a se impor com ela. Diga que não gosta do seu jeito de falar e que exige respeito porque você a respeita. Diga a ela que você não tem culpa do seu estresse e falta de paciência.
Na maioria das vezes, é resultado da falta de interesse por parte dos pais....Positivas