A causa da riqueza das nações é a divisão do trabalho que depende do tamanho do mercado abastecido por tal nação. A causa da divisão do trabalho é o processo fabril de produção (fabrica de alfinetes). A causa do enriquecimento dos países é o processo de industrialização.
O que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal. Onde há grande propriedade, há grande desigualdade. Para um muito rico, há no mínimo quinhentos pobres, e a riqueza de poucos presume da indigência de muitos.
A riqueza das nações é considerada a obra fundadora da ciência econômica. ... O livro aborda temas como o acúmulo de riqueza, divisão do trabalho, sistemas de economia, e até hoje é grande referência entre os estudiosos de todo o mundo.
Adam Smith
A Riqueza das Nações - Três volumes (completo) - - Livros na Amazon Brasil.
Em 1759, Smith publicou seu primeiro trabalho, A Teoria dos Sentimentos Morais (The Theory of Moral Sentiments no original). ... Apesar de A Riqueza das Nações ser considerada como a obra mais influente de Smith, acredita-se que o próprio Smith considerasse A Teoria dos Sentimentos Morais uma obra superior.
Dentre suas principais contribuições, a relação entre a especialização do trabalho e a produtividade, o foco no consumidor e não na acumulação de metais, e a eficiência gerada pelo egoísmo de cada produtor e consumidor (mão invisível), continuam presentes até os dias de hoje.
Foi imensa a contribuição de Adam Smith em sua célebre obra A riqueza das Nações para a consolidação do liberalismo econômico, visto que seu livro e suas ideias ajudavam a explicar o funcionamento da economia, tal como ideia de oferta e demanda, por exemplo.
O liberalismo econômico é uma doutrina surgida no século XVIII e seu principal representante é o escocês Adam Smith (1723 -1790). O liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência, do câmbio-livre e da propriedade privada.
Na politica,neoliberalismo é um conjunto de ideias politicas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia,onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e desenvolvimento de um país.
As características do Neoliberalismo são: