O interacionismo simbólico pode ser considerado uma perspectiva teórica e metodológica inacabada, que surgiu, na década de 1930, no âmbito da sociologia norte-americana, por iniciativa do sociólogo Herbert Blumer (1900-1987), membro da Escola Sociológica de Chicago.
A concepção Interacionista de desenvolvimento apoia-se na ideia de interação entre organismo e meio e vê a aquisição de conhecimento como um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente graças às pressões do meio. ...
Portanto, Piaget define que a aprendizagem é realizada através da experiência, promovendo o progresso intelectual. Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934), psicólogo russo, responsável pela teoria da interação social (interacionista), que priorizava as relações como um recurso para o desenvolvimento cognitivo.
No sentido popular, a inteligência é muitas vezes definida como a habilidade mental geral para aprender e aplicar conhecimento para manipular seu ambiente, bem como a capacidade de raciocinar e ter pensamento abstrato.
No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”.
A Inteligência Prática está ligada à constituição de uma ação ou de um uso repetido que resulta em um conhecimento ou em uma práxis. ... É o poder de conquistar aprendizado com as vivências, construindo aptidões funcionais.
Vamos por partes! A cognição se refere às condições que oferecem a obtenção de conhecimento. Já a capacidade cognitiva é a aptidão que cada um tem individualmente de interpretar os estímulos do ambiente em volta e também de si mesmo para tomar as decisões acerca do próprio comportamento.
Sábio: Indivíduo equilibrado que age de acordo com a razão, ciência e experiência de vida. Inteligente: Indivíduo com grande capacidade para aprender coisas novas, não tem necessariamente a experiência de vida e sensatez do sábio.
A inteligência pode ser definida como a capacidade de resolver situações problemáticas novas mediante reestruturação dos dados perceptivos. Esperteza é uma forma de inteligência rápida e que leva a soluções via de regra inusitadas.
Sabedoria pode ainda ser definida como a qualidade de quem tem prudência, sensatez e moderação. O indivíduo sábio é aquele que sabe coisas que podem ajudá-lo a agir corretamente para alcançar seus objetivos. Os sábios também apresentam maior equilíbrio emocional para tomar decisões que irão impactar suas vidas.
Segundo a bíblia o sábio é aquele que conhece e teme a Deus. Não adiantaria nada termos todo conhecimento do mundo e perdermos a salvação de nossas almas por não caminhar com aquele que criou todas as coisas.
A sabedoria, portanto, é a voz de Deus. ... A confirmação de que a Sabedoria Divina é o próprio Jesus Cristo pode ser encontrada em 1Cor 1,24: onde se pode ler: “Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus”.
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência” (Provérbios 9.
A frase "a dúvida é o princípio da sabedoria" significa que o princípio do pensamento filosófico está no questionamento e na indagação. É a dúvida que nos faz refletir em busca de explicações racionais aos nossos pensamentos e consequente ações.
Provérbios 9:10 – O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência. ... Saber que um Deus santo, um Ente Supremo, com poderes eternos existe, é tudo que se precisa para obter o verdadeiro entendimento.
Provérbios 9:7 – O que repreende o escarnecedor afronta toma para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha.
AS SETE COLUNAS DA SABEDORIA
Os Sete Pilares da Sabedoria
Para uma pessoa ser considerada coluna para a igreja, mais do que tudo ela precisa orar, pois um dos sustentos da igreja é a intercessão. A oração é uma coluna que mantém a igreja de pé, por isso nunca cesse de orar pela igreja, e você será como coluna para ela.
O conhecimento pode ser determinado como o grau mais raso da compreensão, de forma que o indivíduo apresenta uma ideia ou noção, enquanto o entendimento exige que o mesmo conheça de forma mais aprofundada.