1- Tome cinco pontos de partida a data de nascimento da pessoa e trace num papel, quatro linha horizontais cortadas ao meio por uma linha vertical. Esse linha vertical irá separar os algarismos em duas colunas: Uma a esquerda e outra direita.
O odú é um número entre 1 e 16 resultante da soma entre os dígitos da sua data de nascimento. Por exemplo, uma rainha de Oyó virginiana que nasceu dia vai somar 08+09+1+9+9+2=38 3+8=11! Esses 16 números correspondem a 16 odús que são regidos por um ou mais orixás.
Não computei o custo com as roupas de ração, nem “dinheiro de chão” (mão-de-obra), pois há casas que cobram e outras não. Na feitura de Yawô, como envolvem diversos fundamentos, além das roupas e ferramentas dos Orixás, o custo fica maior, cujo mínimo seria de R$ 5.
Um ebó é um ritual de base africana, criado para reequilibrar os aspectos da vida de um indivíduo. Há vários aspectos que devem permanecer em equilíbrio para termos uma boa vida: saúde, amor, prosperidade, vida profissional, família etc.
O período menstrual é também chamado dentro de alguns terreiros de “Abajé” ou “Bajé”. Na maioria dos terreiros de candomblé, mas também em alguns de Umbanda, fica proibido às mulheres menstruadas participar de diversas atividades do terreiro.
Ebó Para Tirar Influências Negativas ( Exú ) Local: Casa da Casa Horário: Qualquer Um Dia da Semana: Qualquer um, exceto Sexta-feira Material Necessário: 03 Ovos, 01 cebola e 02 garrafas de água. Modo de Fazer: Passar tudo no corpo da pessoa e despachar em uma mata fechada.