Em geral, os aparelhos de ultrassonografia utilizam frequências muito altas, entre 2 MHz e 14 MHz. Durante o procedimento, são emitidos pulsos sonoros que são absorvidos, refletidos e refratados em diferentes velocidades de acordo com o tipo de tecido: pele, ossos, gordura, sangue, etc.
Exame de ultrassom O aparelho de ultrassom emite sons de altíssimas frequências, entre 2 MHz e 10 MHz (megaHertz), que são produzidos por um transdutor. O transdutor consiste de um pequeno cristal piezoelétrico, capaz de produzir uma pequena corrente elétrica ao sofrer uma vibração.
As ondas ultrassônicas são geradas ou introduzidas no material através de um elemento emissor com uma determinada dimensão e que vibra com uma certa freqüência; esse emissor pode se apresentar sob forma circular ou retangular.
Ultrassônicas - São ondas mecânicas que possuem frequência superior a 20 000 Hz. Nesse caso, o som também não pode ser ouvido pelo ser humano. Obs: O ultrassom é muito utilizado para exames clínicos, em navios, etc. - Ondas mecânicas em que a frequência é inferior a 20 Hz.
As ondas ultra-sônicas são geradas por transdutores ultra-sônicos, também chamados simplesmente de transdutores. De um modo geral, um transdutor é um dispositivo que converte um tipo de energia em outro. Os transdutores ultra-sônicos convertem energia elétrica em energia mecânica e vice-versa.
Diferentes espécies utilizam a ecolocalização. Entre as mais conhecidas, podemos citar o morcego e o golfinho. Entretanto, não são apenas os mamíferos que realizam esse processo o qual, apesar de ser um caso mais raro, ocorre também em pássaros, por exemplo.
Que animais enxergam por meio de sons e como eles conseguem fazer isso? Os grandes especialistas nesta arte – chamada de ecolocalização ou biossonar – são os golfinhos e os morcegos. ... Em tais casos, eles conseguem enxergar sem utilizar os olhos, emitindo sons de alta frequência, em geral inaudíveis para o ser humano.
Os morcegos e os golfinhos são os principais animais que são capazes de captar ultrassom, as toupeiras também são, mas em menor nível. Os morcegos captam com base em cerdas em suas orelhas, já os golfinhos conseguem perceber pela ecolocalização, através de sons que eles mesmos emitem e conseguem calcular a distancia.
Os animais que realizam a ecolocalização emitem, em geral, sons de alta frequência (que não são perceptíveis pelo ouvido humano). Esses sons atingem obstáculos ou presas, produzindo um eco que será captado pelo animal que os emitiu. Com isso, esses animais podem formar verdadeiros mapas para perceber o ambiente.
Morcegos usam os sons para diversas tarefas, inclusive para se localizar, através do eco de pulsos ultrassônicos. Uma forma que presas têm para ludibriar morcegos é justamente atrapalhando o eco desses sons que os mamíferos alados emitem. ... O que está atrás emite um som para embaralhar o eco.
Os animais que conseguem escutar o sons mais agudos são: bodes, galinhas, onças, porcos, gatos e os morcegos.
o morcego