Outra textura em parede bastante tradicional é o chapiscado. Ele é uma das melhores opções para usar em massas granuladas finas ou em paredes lisas. Para fazer essa textura é bem fácil, bastando usar um rolo de pintura texturizado que pode ser encontrado em qualquer casa de tinta.
Use um pulverizador manual portátil de jardim para molhar porções do teto. Pulverize uma área de 3 x 3 do teto. Deixe hidratando por um minuto e, em seguida, pulverize novamente. A textura pipoca é muito seca e porosa, por isso será fácil absorver a água borrifada sobre ela.
Você precisa colar o estêncil na posição com fita adesiva e esperar que cada área seque por completo antes de removê-lo para aplicá-lo na próxima área. Se você quer borrifar a textura no seu teto, pode comprar ou alugar uma máquina de spray na maioria das lojas de artigos para construção.
Um aspirador de pó é uma ótima ferramenta para sugar as teias e evitar esfregar a delicada textura do teto-pipoca. Escolha um aspirador portátil com uma extensão de mangueira que alcance o teto. Para locais altos, você precisará de uma escada. Aponte o aspirador para o teto e deixe-o sugar as teias.
No gesso que possui descascamento é necessário raspar com uma espátula ou lixar a parte que está descascando, de forma a arrancar toda película de tinta sobressalente. “Feito isso, então podemos indicar o uso do fundo preparador, com diluição de 100%, pois provavelmente estará direto no gesso novamente”, diz.
Lixe todo o teto com lixa fina (180 ou mais fina), mesmo que você não tenha aplicado a massa em todo o teto. O lixamento deve tornar todo o teto nivelado e com o mesmo aspecto fosco. Remova toda a poeira gerada pelo lixamento usando uma vassoura ou aspirador de pó. Você pode também fazer a limpeza usando pano seco.
Para isso, comece tampando as fendas e buracos com gesso e aguarde o tempo de secagem – que dura algumas horas. Caso sua parede esteja descascando e com alguns calombos, use uma espátula para raspar e deixar a superfície mais lisa possível. Após corrigir essas imperfeições, é hora de lixar.
Existem muitos tipos de lixas na indústria, sendo que as mais comuns são lixa d'água, lixa para madeira, lixa para ferro e lixa para massa.
Quanto mais baixo for o número da lixa, mais abrasiva ela é. Portanto uma lixa 100 é mais grossa do que uma 220, por exemplo.
Não mergulhe ou deixe as lixas acumuladas no balde antes ou após serem utilizadas. Esta ação pode danificá-las reduzindo seu tempo de uso, causar a contaminação de grãos e provocar riscos nas superfícies. Utilize sempre uma sequência de grãos adequada para obter o acabamento desejado.
LIXA ÁGUA P/ POLIMENTO 2000 3M são lixas desenvolvidas especialmente para trabalho sobre qualquer tipo de pintura automotiva, juntamente com o suporte macio (taco) para lixamento, com a finalidade de uniformizar a textura ou eliminar defeitos como caroço, casca de laranja e pequenos riscos e escorridos, preparando a ...
Lixamento – Utilize uma lixa de grão 2000 com cautela, pois o objetivo é a retirada da primeira camada de pintura. Lixe somente na direção do risco e durante todo o processo enxágue a área trabalhada. Isso vai servir para ver se o risco diminuiu.
Passos Três e Quatro antes do polimento: lixa molhada com grãos 2000 e 3000. A finalidade da etapa três é fazer com que todos os arranhões causados pela lixa 1200 ou 1500 desapareçam. ... O padrão de lixamento é o mesmo do passo dois. Não se esqueça de lavar e limpar cada parte antes e depois de terminar.
Refino. Nesta fase vão ser retirados os riscos mais finos não suprimidos na fase de corte, ou eliminar justamente os riscos deixados por essa primeira fase. Aqui a boina recomendada é a boina de lã, ou boina Amarela, nesta fase começa-se também o processo de dar brilho a lataria.
Lixas para polimento são lixas muito finas (1200, 1500, 2000 ou 2500) , que tem a função de remover riscos mais fundos (riscos que não furaram o verniz, atingindo a tinta, onde neste caso seria necessário utilizar o Tira Risco), remover a camada desbotada da tinta e nivelar a superfície.
Comece a remover os riscos e possíveis desgastes na superfície da lataria com uma lixa de grão 1200 ou 1500. É possível encontrar uma grande variedade de marcas em lojas especializadas em peças automotivas. Evite usar lixas com menos de 1200 grãos para não danificar ainda mais a pintura.